Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Asbraer participa da Conferência Temática de Ater


A Conferência vai selecionar 30 propostas para levar à Conferência do Condraf


02/12/2025 | Assessoria de comunicação - Asbraer | Por Juliana Pereira


Asbraer na Conferência de Ater

Na tarde desta segunda-feira (01/12) a Asbraer participou da abertura da Conferência Temática de Ater do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - Condraf realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar- MDA. A Ater Estatal foi representada pelo presidente da Empaer-PB, Aristeu Chaves. 


O representante da Asbraer cobrou o ministro do MDA, Paulo Teixeira, que envie o projeto do Suater ao Congresso e fez um apelo aos parlamentares que aprovem o projeto para garantir recursos à Ater Pública pela manutenção da produção de alimentos da agricultura familiar. "Em nome da Asbraer, ministro Paulo Teixeira, reafirmo a necessidade do Suater para garantir recursos para a Ater Pública continuar atuando e ampliar sua atuação junto a agricultura familiar". 


De acordo com o PNATER, os recursos destinados a assistência técnica e extensão rural devem priorizar a Ater Oficial estatal. 


O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Anater, Camilo Capiberibe, afirmou que a Anater foi um pleito vitorioso da Asbraer, mas que não se consolidou como deveria, retirando da Agência a autonomia necessária. Contudo, o presidente da Anater afirma que sua gestão vai resgatá-la visando seu fortalecimento. 


Para os parlamentares Joseildo Ramos (PT-BA) e Bohn Gass (PT-RS) o Suater vai valorizar a extensão fomentando a agricultura familiar e a geração de alimentos. Um projeto necessário e urgente. 


O ministro Paulo Teixeira afirmou que a Ater Estatal é fundamental. "Para o fortalecimento da agricultura familiar precisamos valorizar a Ater Oficial e o Suater busca isso". Segundo o ministro, o Suater será enviado ao Congresso ainda este ano. 


Durante a fala do ministro, a faser e o Movimento de Mulheres Produtoras Rurais manifestaram-se com a frase "Para a agricultura familiar, uma Ater sem Senar". 


A Conferência segue até o dia 03 de dezembro e, dela, serão retiradas 30 propostas a serem levadas para a Conferência Nacional do Condraf. 


Participam da Conferência as associadas da Asbraer da Paraíba, Amapá, Pará, Paraná, Maranhão, Rondônia, Amazonas, Bahiater e Distrito Federal.


DESTAQUES

Retomada da Piscicultura em Nova Friburgo