Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-PA destaca produção de abacaxi em Salvaterra


Cadeia produtiva é um dos atendimentos do Órgão, que completa seis décadas em 3 de dezembro


01/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/PA


Reprodução - Emater/PA


Em Salvaterra, no Marajó, o produtor rural Raimundo Nonato da Cruz, de 43 anos, mais conhecido como “Natinho”, espera que 2026 seja um ano de recuperação da safra de abacaxi: “Por conta do verão severo de 2024, perdemos muitas mudas, o que fez com que, de lá pra cá, em 2025, eu reduzisse a área plantada de 50 mil pés pra 15 mil. Ano que vem, meu plano é conseguir dobrar destes 15 mil pra pelo menos 30 mil”, calcula o proprietário de sete hectares exclusivos para abacaxi, dentro da comunidade Maruacá.



Na busca por melhores resultados de produção, a agricultura familiar do município conta com a orientação direta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Na quarta-feira (3), o Órgão completa 60 décadas de existência, com atendimento em todos os 144 municípios do Pará. 


Em Salvaterra especificamente, desde o começo deste ano, com a retomada do projeto multi-institucional “Transferência e Difusão Integrada do Abacaxi no Estado do Pará”, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Emater vem promovendo em um sentido mais estratégico atualização científica e troca de experiências para o sistema de produção integrada do abacaxi. 


Dados empíricos do Órgão, inclusive, apontam agora uma safra anual de abacaxi em Salvaterra de cerca de dois milhões de frutos, o que situa o município como segundo maior produtor municipal de abacaxi no Pará, conforme índice do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com lucro de mais de 100% para o agricultor familiar, 95% da produção abastecem a Região Metropolitana de Belém (RMB), via distribuição pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). 


Capacitação


Neste fim de semestre comemorativo de aniversário emblemático, mais uma capacitação intensiva promovida pela Emater e parceiros reforçou boas práticas no cultivo de abacaxizeiro: de 25 a 28 de novembro, com a contribuição de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Sedap, foram três dias de curso e mais um Dia de Campo para 25 agricultores e 17 técnicos de entidades públicas diversas.


 As ações realizaram-se na comunidade Maruacá, no território quilombola Vila Nova Campina, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Ademar Nunes de Vasconcelos e no campus XIX da Universidade Estadual do Pará (UEPA). 


 A programação reforçou informações quanto a adubação e controle de pragas e doenças, entre outras abordagens. 


Para o chefe do escritório local da Emater em Salvaterra, engenheiro agrônomo Orlando Lameira, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, a produção integrada do abacaxi é um processo consistente que envolve aspectos técnicos, culturais e sociais: “Nós trabalhamos também a transição agroecológica, com redução de intervenção química, a fim de se reduzirem os impactos ambientais; as organizações sociais dos agricultores, a exemplo de associações e cooperativas; e o controle e o monitoramento de pragas e doenças: cochonilha [Dysmicoccus brevipes], broca [Strymon basalides]. Atuamos em todas as frentes”, resume. 


DESTAQUES

Retomada da Piscicultura em Nova Friburgo