REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Jovens Rurais de Giruá participam de intercâmbio de conhecimentos
Inicialmente o grupo foi recepcionado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
02/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/RS
Reprodução - Emater/RS
Em roteiro realizado junto a propriedades rurais e empreendimentos locais, mais de 30 jovens rurais de Giruá tiveram a oportunidade de construir conhecimentos e conhecer experiências associadas à gestão ambiental, geração diversificada de renda e qualidade de vida no meio rural. A capacitação, realizada na sexta-feira e sábado (28 e 29/11), foi resultado da união de esforços entre Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Giruá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Jerivá Embalagens, Sicoob, Sicredi e Cresol, instituições que reconhecem a importância deste público para a continuidade e renovação de processos de desenvolvimento rural.
Inicialmente o grupo foi recepcionado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oportunidade em que acompanhou orientações sobre educação financeira compartilhadas por agentes do Sicredi.
Na sequência, o grupo conheceu duas experiências diferenciadas que remetem a exemplos importantes de gestão ambiental, com visitas à central da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e à Jerivá Embalagens.
Na visitação à Unidade de Valorização Sustentável da CRVR, que contou com transporte viabilizado pela Prefeitura, os jovens puderam conhecer mais sobre os serviços prestados e a estrutura que atende à demanda da região Noroeste do Estado. A central, instalada em uma área de 35 hectares, opera com capacidade de 15 mil toneladas de resíduos por mês. O efluente líquido gerado da decomposição dos resíduos é direcionado para um sistema de osmose reversa, resultando em água em condições de reuso. Ainda, o gás metano também gerado a partir da decomposição é transformado em energia elétrica e distribuído na rede da Cooperluz.
Ainda num contexto de preservação ambiental, a CRVR doou aos participantes, mudas de árvores de pitangueira e cerejeira-do-rio-grande para que possam cultivar em suas propriedades.
Na visita à central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, os jovens foram recepcionados pelo técnico da empresa Romildo Júnior Bessegato, que destacou o sistema de logística reversa brasileira, que faz com que o País seja o que mais recolhe e recicla embalagens vazias de agrotóxico no mundo. Inserida nesse contexto, a Jerivá Embalagens contribui com o recebimento de cerca de 700 toneladas de resíduos por ano.
Após a explanação, foi oferecido lanche aos visitantes, assim como a Jerivá Embalagens oportunizou o acesso e à alimentação no empreendimento de turismo rural visitado na sequência.
No final da tarde, o grupo foi recepcionado no Refúgio dos Três Lagos, ambiente diferenciado e inspirador em áreas como turismo rural, agroindústria familiar e embelezamento de arredores.
Durante a noite, o grupo teve a oportunidade de interagir com lideranças e debater sobre expectativas e perspectivas do jovem no meio rural. Na ocasião, foi evidenciada a importância do acesso a políticas públicas, sendo que grande parte das famílias dos jovens presentes é beneficiária da Operação Terra Forte, programa de melhoria dos solos coordenado pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar.
As atividades seguiram no sábado com visita à Granja Sabiá, propriedade voltada à produção de hortigranjeiros, que se destaca pela sucessão familiar rural e pelo sistema de produção que alia divisão de tarefas e menor penosidade do trabalho. Durante a visita às estufas, a família relatou sua história, destacando a importância da resiliência, da busca constante por conhecimento, do apoio da assistência técnica e da inovação para geração de renda. No caso da Granja Sabiá, cestas ecológicas são fornecidas a consumidores de Giruá e de Santa Rosa, como uma proposta de alimentação saudável e diversificada.
Os participantes acompanharam ainda a fala de agentes da Sicoob, que destacou possibilidades de acesso ao crédito rural de forma consciente.
No Café do Passo, os jovens tiveram a oportunidade de interagir durante o almoço, viabilizado pelas cooperativas de crédito e pelo STR, e realizar visitação ao espaço, com contemplação das belezas naturais. Também receberam orientações sobre condução e poda do pomar.
Ao final do encontro, foi realizada avaliação, que se mostrou positiva, indicando a importância de realizar outras atividades de capacitação e integração entre jovens rurais.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS




