REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Empaer-PB e a Anater capacitam técnicos para atuar no Programa Bem Viver Semiárido
Serão beneficiadas nove comunidades, num total de 350 famílias quilombolas paraibanas.
25/11/2025 | Assessoria de comunicação - Empaer/PB
Reprodução - Empaer/PB
Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) juntamente com a Anater promovem de hoje, dia 24, até sexta-feira, dia 28 deste mês, capacitação de formação de técnicos que atuarão no Programa Bem Viver Semiárido.
O programa tem como objetivo promover serviços de ATER destinados a agricultoras e agricultores familiares em Comunidades Quilombolas no Semiárido Paraibano, com intuito de incentivar a produção agroecológica e sistemas agroecológicos, beneficiamento e comercialização de alimentos saudáveis, a conservação e recuperação dos ecossistemas do bioma Caatinga para mitigar efeitos nas secas e promover o desenvolvimento sustentável e o combate à desertificação.
Com isso será trabalhado tema como a proposta "O algodão agroecológico e produção de alimentos saudáveis como estratégia de convivência com o semiárido e valorização cultural”.
Serão beneficiadas nove comunidades, num total de 350 famílias quilombolas paraibanas.
Estão sendo capacitados 20 técnicos da Empaer pelos formadores da Anater, Nalfra Batista e Marcelo Galassi.
Segundo Igor Melo, coordenador do projeto na Empaer, “está iniciativa vai trazer um novo horizonte de oportunidades para as comunidades”.
Ao unir conhecimento tradicional ao técnico-científico, será possível fortalecer a autonomia das famílias, promover a agrobiodiversidade e, acima de tudo, reconhecer e valorizar o papel fundamental dos povos quilombolas na conservação do nosso bioma Caatinga.
“Contamos com o empenho de todos os envolvidos para que este programa, Bem Viver Semiárido, cumpra sua missão e deixe um legado de desenvolvimento e respeito para a Paraíba”, afirmou.
O diretor Técnico da Empaer Jefferson Morais, que participou da abertura do curso, falou da importância deste projeto para as famílias quilombolas da Paraíba




