
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-RS: Curso para jovens rurais de Ilópolis tem início
18 alunos do município iniciaram a qualificação, que contará com 12 encontros
25/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto - Reprodução Emater-RS
"Ilópolis Rural: Gerações que Cultivam o Futuro". Esse é o lema da primeira edição do curso para jovens rurais de Ilópolis, que teve início na última sexta-feira (22/08), no auditório do Parque do Ibama. Na presença de lideranças, familiares, extensionistas da Emater/RS-Ascar e representantes de entidades parceiras, 18 alunos do município iniciaram a qualificação, que contará com 12 encontros, com atividades teóricas e práticas mensais, que se estenderão até abril de 2026.
O objetivo da qualificação é contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, para serem protagonistas do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. "Durante todo o período, os cursistas se envolverão em palestras, oficinas, visitas, dias de campo e outras metodologias, buscando olhar a juventude rural em toda a sua complexidade, com foco em aspectos sociais, culturais, ambientais e tecnológicos", destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski.
No primeiro módulo da atividade, a palestra "Relações interfamiliares" ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cândida Barth instigou não apenas os alunos, mas também seus pais a refletirem a respeito de questões ligadas à pertencimento, senso de comunidade, hábitos, tradições, mundo do trabalho, geração de renda, dignidade e qualidade de vida. "Como, afinal, treinamos um colega de trabalho que se chama de 'pai'? Como acolhemos esse 'empregado' que também tem seus desejos, sonhos, aspirações e necessidades, que podem ser diferentes das suas?", provocou.
Visando tirar o público da zona de conforto, Cândida possibilitou aos presentes pensar sobre estes e outros temas ligados às relações intrafamiliares no contexto da agricultura familiar e que muitas vezes representam um dilema quando o assunto é a sucessão rural, com suas complexidades e diferenças geracionais. "Claro que esse é apenas o ponto de partida de uma capacitação que busca reforçar as perspectivas de sucessão rural e estimulando a diversificação das propriedades", salientou a extensionista.
Este é um foco não apenas da Emater/RS-Ascar - uma das promotoras da atividade -, mas também dos parceiros e apoiadores, como a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sicredi, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Todos unindo esforços junto às famílias, em um trabalho embrionário e colaborativo, que busca a troca de conhecimentos em uma construção coletiva. "Como um todo, a ideia do trabalho é buscar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma forma mais ampla", frisa a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Roso Teixeira.
Para as irmãs Luana Bortoli Rabaiolli e Paola Bortoli, de 29 e de 19 anos, respectivamente, a primeira impressão é a melhor possível e a expectativa é grande para a continuidade. Paola comenta que ainda mora com os pais e as diferenças de pensamento entre as gerações ainda pesam nas decisões da propriedade, que produz erva-mate e tem potencial para o turismo rural. Já Luana, se formou em Administração e chegou a trabalhar na Univates, em Lajeado, antes de retornar ao meio rural, na localidade de Santos Filho, onde compartilha com o marido Tiago a rotina de produção de suínos, erva-mate, lavoura de soja e reflorestamento.
"Meu marido tem bastante demanda na propriedade, dada a diversificação, e resolvi voltar justamente pra apoiá-lo nessa organização", explica Luana, afirmando que o começo não foi fácil. "É uma quebra de paradigmas, já que a gente sai de um salário fixo, como CLT, pra algo não tão previsível, mas que acaba compensando pela qualidade de vida e pela possibilidade de tomar as decisões mais "por conta'", afirma a jovem, que vê na capacitação uma oportunidade para compartilhar experiências, trocar informações e ampliar a bagagem no que diz respeito à agricultura.
Nos próximos módulos, serão debatidos temas como cenário agrícola do município, oportunidades no meio rural, documentação e gestão da propriedade, políticas públicas, educação financeira, transferência patrimonial e outros. Também estão previstas visitas a ervateiras, agroindústrias familiares, espaços de turismo, vinícolas e outros. No primeiro módulo, prestigiado pelo prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont, também houve painel sobre Cenários da Agricultura Familiar, ministrado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Cléber Schuster. O próximo encontro ocorre no dia 12 de setembro.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br