Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Epagri apresenta resultados de pesquisas com alho para produtores de Frei Rogério e Curitibanos


Participaram 37 pessoas, entre produtores e técnicos da região


21/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Epagri


Foto - Reprodução Epagri


Os municípios de Frei Rogério e Curitibanos são, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores produtores de alho em Santa Catarina. Atentos a esse fato, os escritórios da Epagri nos dois municípios realizaram reuniões no dia 14 de agosto para apresentar os resultados das pesquisas realizadas pela Estação Experimental da Epagri em Caçador em áreas específicas da cultura. Participaram 37 pessoas, entre produtores e técnicos da região.


Pesquisador Leandro Hahn foi um dos palestrantes no evento (Foto: Divulgação / Epagri)


As reuniões aconteceram em duas etapas, ambas em Frei Rogério. Na parte da manhã o encontro foi na  na sede da Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense (Copar), na comunidade do Núcleo Tritícola, com a participação dos cooperados. O encontro da tarde aconteceu no salão da comunidade do Núcleo Celso Ramos, com o apoio do Grupo Alhos Alvorada.


O entomologista e pesquisador da Epagri Juracy Caldeira Lins Junior abordou a incompatibilidade de misturas de produtos no preparo de caldas para pulverização agrícola e os cuidados na aplicação de agrotóxicos. Ele também apresentou alternativas de manejo da mosca da raiz, praga que não tem produtos registrados para controle e vem causando prejuízos nas culturas de alho e cebola. 


Entomologista Juracy Caldeira Lins Junior orientou sobre manejo da mosca da raiz, entre outros temas (Foto: Divulgação / Epagri)

Leandro Hahn, pesquisador de fertilidade de solo, orientou os agricultores e técnicos sobre espaçamento, tamanho de semente, herbicidas pré-emergentes, corte da haste floral e uso do adubo bokashi.


Safra catarinense de alho deve crescer 4,78% 


Santa Catarina é um grande produtor de alho e a microrregião de Curitibanos é  a maior produtora do Estado. Estimativa da Epagri/Cepa publicada no Observatório Agro Catarinense mostra que o Estado deve produzir 7.574 toneladas de alho na safra 2025/26. De acordo com o Boletim Agropecuário da Epagri/Cepa “a condição da lavoura é considerada boa, reflexo das condições climáticas favoráveis à cultura até o momento”. Caso  a estimativa se confirme, a produção catarinense de alho crescerá 4,78% em relação à safra passada, quando o volume colhido chegou a 7.229 toneladas.

 

Frei Rogério é o segundo maior produtor de alho em SC (Foto: Aires Mariga / Epagri)

“As orientações passadas pela Epagri visam estratégias de manejo que tragam o maior retorno econômico da cultura aos agricultores, de forma que essa importante cultura se mantenha na região e fortalecendo a agricultura familiar”, destaca Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri em Curitibanos. 


A Epagri vem trabalhando para obtenção da Indicação Geográfica (IG) do Alho Roxo do Planalto Catarinense, na categoria Denominação de Origem (DO). Uma IG indica que aquele produto tem características únicas, decorrentes das condições de clima, relevo e do saber-fazer local. A IG está sendo solicitada pela Copar, com apoio da Epagri, Sebrae e UFSC. O processo aguarda posicionamento final do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é a instituição responsável por conceder a IG.  


O evento teve  apoio da prefeitura municipal de Frei Rogério, que serviu o café da tarde. 


DESTAQUES

Emater-RN participa de audiência pública na AL sobre agricultura familiar