
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
FIPERJ auxilia produtores de truta da região serrana na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
O uso de tratamentos naturais alternativos é uma ação que os técnicos da FIPERJ vêm buscando para enfrentar problemas encontrados nas truticulturas da região serrana
21/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Fiperj
Foto - Reprodução Fiperj
A temperatura da água é um fator essencial para o processo de desenvolvimento das trutas.
Esse quadro é bastante evidenciado no período de setembro/outubro com a chegada das chuvas e aumento da temperatura das águas na região serrana fluminense. Além disso, em função das mudanças climáticas, tem sido observada uma elevação da temperatura média no período, impactando a sobrevivência dos alevinos.
Nessa fase sensível do desenvolvimento, os alevinos sofrem com a temperatura elevada, ocorrendo uma baixa imunológica. Consequentemente, ficam mais suscetíveis a doenças oportunistas.
Com esse quadro impactando a produção na região serrana, os técnicos da FIPERJ, a partir da literatura especializada, indicaram aos produtores a incorporação do alho na ração. De acordo com estudo*, o alho apresenta propriedades que estimulam o sistema imune das trutas e promovem uma memória imunológica por até 28 dias após cessar o tratamento. Além disso, o alho atua contra a bactéria Aeromonas hydrophila, um patógeno oportunista encontrado nos cultivos.
O uso de tratamentos naturais alternativos é uma ação que os técnicos da FIPERJ vêm buscando para enfrentar problemas encontrados nas truticulturas da região serrana, substituindo protocolos que utilizam antibióticos dentre outras substâncias.
Assim, objetiva-se uma truticultura resiliente frente às mudanças climáticas. Estas técnicas também contribuem para sistemas aquícolas ambientalmente sustentável, com oferta de alimentos mais saudáveis.
*NYA, E.J. & AUSTIN, B. Development of immunity in rainbow trout (Oncorhynchus mykiss, Walbaum) to Aeromonas hydrophila after the dietary application of garlic. Fish & Shellfish Immunology, 30:845-850, 2011.