Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-DF ensina produtores a transformar resíduos da propriedade em adubo orgânico


Cerca de 25 participantes puderam acompanhar de perto como transformar materiais orgânicos vegetais e animais em compostagem para enriquecer o solo


14/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto - Reprodução Emater-DF


A produtora Maria José Ribeiro Alves mantém uma chácara de dois hectares no núcleo rural Recanto dos Buritis, na região do Gama. No espaço, cultiva frutas como abacaxi, goiaba, acerola, abacate, graviola e limão — todas adubadas com resíduos orgânicos, o que garante economia, produtividade e alimentos mais saudáveis. Nesta terça-feira (12), a Emater-DF realizou uma oficina sobre adubação natural na chácara dela. Cerca de 25 participantes puderam acompanhar de perto como transformar materiais orgânicos vegetais e animais em compostagem para enriquecer o solo.


De acordo com o engenheiro-agrônomo Daniel Rodrigues, que atua no Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, o agricultor pode produzir adubos naturais usando o que tem na propriedade. “Esterco de galinha e vaca, além de folhas mortas e outros materiais orgânicos, podem ser bons fertilizantes naturais, muito mais baratos que os adubos industriais”, explica o extensionista, acrescentando que o material tem uma grande capacidade de enriquecer o solo de nutrientes úteis para as plantas.


Maria José, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Gama (CDRS), confirma os benefícios. “Consigo colher frutas o ano todo, faço polpa de goiaba para sucos, tudo com economia e mais qualidade de vida, já que os produtos não têm aditivos químicos”, detalha. A produtora acrescenta que sempre abre sua chácara para oficinas e palestras. “Aprender novas técnicas nunca é demais, sempre acrescenta ao nosso conhecimento”, relata.


Além de não precisar gastar com fertilizantes químicos, Maria José conta que a economia também vem nas contas de água e energia elétrica. “Com apoio da Emater do Gama, instalei um sistema de irrigação mais eficiente, o que reduz ainda mais os custos da produção”, comemora.


Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.


DESTAQUES

Empaer-PB realiza curso de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional para merendeiras em Casserengue