
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Empaer e Ministério da Pesca ampliam parceria para fortalecer a pesca artesanal na Paraíba
A Empaer, que já atua diretamente com esse público, contribuirá com a realização de um levantamento cadastral dos pescadores e aquicultores locais.
01/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Empaer/PB
Foto - Reprodução Empaer/PB
Na manhã desta quinta-feira (31), uma equipe técnica das áreas de Fomento e Infraestrutura do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo esteve reunida com a diretoria da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), na sede da instituição, localizada na estrada de Cabedelo. Recebidos pelo diretor Administrativo da Empaer, o engenheiro agrônomo Jailson Lopes, os representantes discutiram uma parceria estratégica com o objetivo de fortalecer a atividade dos pescadores artesanais paraibanos.
A Empaer, que já atua diretamente com esse público, contribuirá com a realização de um levantamento cadastral dos pescadores e aquicultores locais. O objetivo é subsidiar a elaboração de projetos que ampliem o acesso dessas populações às políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), incentivando a comercialização da produção.
Segundo Clecius Nerby, coordenador de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, a parceria busca impulsionar o setor pesqueiro na Paraíba.“O Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo é uma das maiores infraestruturas do país, certificado com o Selo de Inspeção Federal (SIF), e a Empaer é um elo fundamental entre os pescadores e essa estrutura”, afirmou.
O TPP tem papel essencial no apoio às atividades dos pescadores, oferecendo suporte ao processamento, escoamento da produção e ao desenvolvimento econômico regional. Durante o encontro, foram debatidas políticas públicas voltadas à melhor utilização do terminal, bem como estratégias que atendam às demandas do setor, com foco na escuta ativa das comunidades pesqueiras da região.
A expectativa é que a união de esforços entre o Governo Federal, a Empaer e o TPP de Cabedelo gere impactos positivos para a pesca artesanal paraibana, fortalecendo a cadeia produtiva, promovendo inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento sustentável na Paraíba.