
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agraer e INSS leva atendimentos previdenciários a Jaraguari
A ação está sendo realizada nesta semana, com atendimentos gratuitos à população rural de terça (27) a sexta-feira (30), das 8h às 16h
27/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS
Foto - Reprodução Agraer/MS
Depois de passar por Corumbá e Bodoquena, é a vez de Jaraguari receber o projeto “Agraer em Ação”, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação está sendo realizada nesta semana, com atendimentos gratuitos à população rural de terça (27) a sexta-feira (30), das 8h às 16h.
A proposta do projeto é promover cidadania e garantir acesso a direitos previdenciários diretamente às famílias do campo. Para isso, uma van itinerante está equipada para oferecer suporte técnico da Agraer e atendimento especializado do INSS, facilitando o acesso a benefícios essenciais, muitas vezes distantes da realidade dos pequenos produtores rurais.
O atendimento está sendo feito no assentamento Estrela nesta terça-feira (27), no barracão da sede. De quarta (28) a sexta-feira (30), a equipe estará no assentamento Pingo de Ouro.
Entre os serviços oferecidos estão: aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada (BPC), pensão por morte, emissão de extratos, consultas e outros atendimentos previdenciários. Além disso, são realizados atendimentos da Agraer como a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e orientações sobre o Crédito Rural – Pronaf.
O projeto já passou por seis municípios: Sidrolândia, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Corumbá e Bodoquena. Em todas as cidades, a ação teve resultados positivos, com aprovações de aposentadorias e benefícios que fazem a diferença na vida do trabalhador rural.
Para a assistente social e coordenadora do projeto, Yaíza Baís, a parceria com o INSS tem sido essencial. “A cada cidade que passamos, a procura dos agricultores comprova a importância dessa parceria. Muitos têm dificuldades de acesso ou desconhecem os próprios direitos, e é aí que conseguimos fazer a diferença”, conclui.