
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Com projeto de crédito rural da Emater-PA, família assentada de Novo Repartimento recebe trator
Parceria da Prefeitura diferencia atendimento à agricultura familiar no município
05/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/PA - Por Aline Miranda
Foto - Reprodução Emater-PA
Desde abril, com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Novo Repartimento, na região do Lago do Tucuruí, e da Prefeitura, o casal Paulo Sérgio (mais conhecido como “César), de 51 anos, e Elizabeth Mageski, de 46 anos, vem utilizando um trator recém-adquirido com crédito rural para aumentar a produção e a produtividade dos 200 hectares da Fazenda Santo Antônio, no Distrito Maracajá, no assentamento Tuerê, no Km 40 da rodovia Br-230.
“A Emater pra nós foi muito importante neste processo. Deu o encaminhamento, significou o pontapé inicial”, relata Elizabeth.
“Agradecer à Emater: o primeiro passo foi eles. E também à Prefeitura e ao Banco da Amazônia”, reforça César.
Prática
O projeto de financiamento público pela linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf) ante o Banco da Amazônia (Basa) é de R$ 200 mil e inclui grade aradora e duplagem dos pneus. A utilidade imediata é na reforma de pastagem para pecuária mista e preparo de área de fruticultura (a exemplo de pomares de laranja e tangerina).
Tenho certeza de que essa máquina vai ser de grande valia para o nosso produtor rural e por isso estamos felizes e alegres por estar participando desta entrega”, disse o secretário municipal de agricultura, Edelson Storck.
Para o chefe do escritório local da Emater em Novo Repartimento, o técnico em agropecuária Elvis Carvalho, o crédito rural é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento sustentável: “É uma oportunidade de os pequenos produtores modernizarem as atividades, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade de vida. Vale ressaltar a parceria indispensável do prefeito Valdir Lemes e do secretário de agricultura, Ederson Storck”, considera.
No caso da família Mageski, o trator representa um grande avanço, ainda de acordo com o Gestor: “Agora a família passa a executar as atividades com mais rapidez e eficiência e menor esforço físico. Com a mecanização, é possível ampliar a área cultivada, reduzir custos operacionais e garantir uma produção mais regular e competitiva”, explica.