
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Errata: Emater-RO e INSS firmam acordo de cooperação técnica para beneficiar agricultores familiares
Apresentação do acordo de cooperação técnica aos extensionistas sociais
05/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RO
Foto - Reprodução Emater-RO
Nesta segunda-feira, 28, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que habilita os técnicos da extensão rural a orientar e formalizar os processos e requerimentos de acesso aos benefícios da previdência social para agricultores familiares em Rondônia. Além da Emater-RO, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (Agraer) também firmou um acordo semelhante com o INSS, no início deste ano, a fim de percorrer o estado facilitando o acesso aos direitos previdenciárias e assistenciais no meio rural.
Estes acordos fazem parte de uma iniciativa pioneira que deverá orientar parcerias semelhantes em outros estados, diz Luciano Brandão, presidente da Emater-RO e que também preside a Associação das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil (Asbraer).
A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que historicamente já era prestado de forma espontânea pelos extensionistas sociais e rurais da Emater-RO, auxiliando os agricultores familiares no acesso aos serviços assistenciais da previdência social que, por muitas razões, as vezes, deixavam de receber os benefícios, ou tinham que pagar custos altos, a profissionais liberais para preparar esses requerimentos.
Para o gerente executivo do INSS, em Porto Velho, Saulo Sampaio Macêdo, este acordo vai proporcionar maior comodidade e agilidade no atendimento dos agricultores, que agora terão prioridade, porque poderão procurar diretamente os escritórios ou os extensionistas da Emater-RO para encaminhar seus requerimentos de benefícios. Agora, com o acordo de cooperação técnica, os extensionistas têm acesso direto ao sistema do INSS e estão amparados legalmente para atuar auxiliando e formalizando os requerimentos dos produtores rurais junto à seguridade social.