
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater Goiás inicia inscrições para o PAA Quilombola
Edital exclusivo para comunidades tradicionais segue até 31 de julho
04/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/GO
Foto - Reprodução Emater-GO
O Governo de Goiás lançou um novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola), ação integrante do Goiás Social, com investimento de R$ 2 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). Executado pela Emater Goiás em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa é voltado exclusivamente para agricultores familiares pertencentes a comunidades quilombolas.
As inscrições estão abertas de 1º a 31 de julho, conforme o Edital de Chamamento Público nº 001/2025, e devem ser feitas totalmente on-line, pela Plataforma PAA Goiás, disponível no site oficial da Seapa. Agricultores quilombolas de todo o estado que atendam aos critérios definidos no edital podem participar. Produtores podem procurar atendimento nos escritórios locais da Emater para tirar dúvidas ou receber auxílio no processo de inscrição.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia lembra que, neste ano, a instituição realizou a primeira edição do Agro é Social Quilombola justamente para oferecer capacitação e condições financeiras para que os produtores das comunidades tradicionais possam produzir e comercializar seus produtos.
“Agora, esses produtores têm a oportunidade de vender sua produção diretamente para o Governo de Goiás, por meio do PAA Quilombola, que compra de quem planta e doa a quem mais precisa. Assim, fortalecemos o trabalho do homem e da mulher do campo e ajudamos a levar alimento para famílias em situação de insegurança alimentar, especialmente na região Nordeste do estado”, destaca Gouveia.
Por meio do programa, cada agricultor poderá comercializar até R$ 15 mil em alimentos, adquiridos na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos são entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsáveis por repassar os alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, o programa é uma ferramenta estratégica de inclusão e geração de renda. “O PAA Quilombola é uma grande oportunidade de levar alimento a quem precisa e, ao mesmo tempo, garantir renda para os produtores. Cumpre, assim, esses dois papéis essenciais”, afirma.
O lançamento oficial do novo edital está marcado para o dia 9 de julho, na Comunidade Quilombola do Engenho II, em Cavalcante.