
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-RS: Agroindústrias familiares de Machadinho recebem capacitação em Boas Práticas de Fabricação
A atividade foi realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Machadinho e contou com a participação de 30 pessoas
30/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto - Reprodução Emater-RS
Atendendo a uma demanda do município, que conta com 17 agroindústrias familiares - das quais, duas são novas iniciativas -, foi realizado nesta segunda-feira (28/04) o Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A atividade foi realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Machadinho e contou com a participação de 30 pessoas.
Os cursos de BPF são essenciais para garantir a segurança dos alimentos, higiene na produção e conformidade com as normas sanitárias. Além disso, oferecem conteúdo sobre manutenção das instalações, treinamento de funcionários, conformidade com regulamentações e monitoramento de qualidade, essenciais para garantir a produção de alimentos seguros.
De acordo com o instrutor, engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, esse foi um minicurso de oito horas/aula que permitiu uma reciclagem de informações para os empreendimentos que já estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e também uma prévia para um conjunto de famílias com potencial de aderirem ao Programa.
"Se entende, enquanto Extensão Rural, que esse curso é um pontapé inicial para essas famílias que almejam aderir ao Peaf", disse Leitzke. Nessas oito horas, de forma resumida, foram abordados conteúdos como fluxos, rotinas, cuidados que precisam ter dentro da agroindústria, o que é um Programa de Boas Práticas, os Programas de Autocontrole (PACs), Procedimentos Operacionais Padrões (POP). "Se faz, dentro de uma carga horária reduzida, uma abordagem bastante ampla, mas muito focada em quais seriam os elementos necessários para que possa se dar efetividade para as boas práticas dentro das agroindústrias familiares", avaliou.
Conforme o médico veterinário, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Machadinho, Gaspar José Martelo, a capacitação de Boas Práticas de Fabricação é uma demanda das agroindústrias do município por agregar conhecimento aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos e também para aperfeiçoar as boas práticas. "Assim, as agroindústrias melhoram e diminuem os riscos na fabricação dos seus produtos, garantindo qualidade ao consumidor", concluiu.
Os participantes também aprofundaram as informações sobre o Peaf, seus conceitos e fundamentos, sobre o processo de cadastro, de inclusão e os resultados esperados do Programa, que segundo Leitzke, perpassam o desenvolvimento rural, a inserção de mulheres e jovens no processo com geração de renda e oportunidade. "Foi um momento extremamente rico", finalizou.
Certificado
Na oportunidade, foi realizada a entrega de Certificado de Inclusão no Peaf para Marilene Pedron Ruggini, proprietária da Agroindústria Mari Sabor Caseiro. Ela iniciou as atividades da agroindústria de panificados em janeiro de 2025, na comunidade Linha São Caetano.
O Peaf
O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) é uma política pública efetiva no desenvolvimento dos agricultores familiares. Agroindústrias inclusas no Peaf têm acesso completo às vantagens, como oportunidade de legalização, espaços de comercialização, a possibilidade de vender pelo bloco do produtor, sem incidência de ICMS, quando destinadas ao consumidor final. uso do Selo Sabor Gaúcho e assistência técnica gratuita pela Emater/RS-Ascar e, consequentemente, melhoria nas condições de vida.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br