Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-DF: Encontro Técnico sobre Plantio Direto de Hortaliças na Palha reúne produtores e técnicos no Rio Preto


O evento reuniu 75 participantes, entre produtores do Distrito Federal, cooperados de Flores de Goiás e Palmital de Minas


29/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto - Reprodução Emater-DF


Inovação e troca de experiências marcaram o Encontro Técnico sobre Plantio Direto de Hortaliças na Palha, realizado no último sábado (26), no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina-DF. O evento reuniu 75 participantes, entre produtores do Distrito Federal, cooperados de Flores de Goiás e Palmital de Minas, além de técnicos da Emater-DF, Embrapa e representantes de entidades parceiras.


Promovido pela Coopermista, com apoio da Union, Cootaquara, Emater-DF, Embrapa, Sistema OCB/DF e Administração Regional de Planaltina, o encontro foi realizado na propriedade do produtor Ivan Engler, presidente da Coopermista e pioneiro na adoção do sistema de plantio direto na palha na região.


Durante a programação, os participantes percorreram uma caminhada técnica, conhecendo na prática todas as etapas do sistema: do preparo do solo ao manejo da palhada, passando pela irrigação, plantio, colheita e renovação da área. A ação foi conduzida por especialistas da Emater-DF e da Embrapa.



O engenheiro agrônomo da Emater-DF Márcio Meirelles, que foi um dos palestrantes do evento, destacou a importância da difusão da técnica, considerada uma mudança de paradigma para o cultivo de hortaliças. A prática propõe o plantio direto sobre palhadas, com revolvimento mínimo do solo, o que proporciona inúmeros benefícios como a redução da temperatura do solo, conservação da umidade, aumento da atividade biológica, diminuição do uso de agrotóxicos e redução significativa na necessidade de capinas.


Ele explicou que o método traz ganhos em produtividade, qualidade dos produtos e sustentabilidade, além de impactar positivamente o custo de produção dos agricultores. O evento também mostrou na prática exemplos reais de sucesso, reforçando a transformação que o sistema pode trazer para o campo.



“Difundir o plantio direto de hortaliças é transformar a maneira como produzimos alimentos. Estamos falando de um avanço que reduz custos, melhora a produtividade e traz mais sustentabilidade para a horticultura. Ver produtores já adotando a prática após os primeiros eventos mostra que estamos no caminho certo para uma agricultura mais eficiente e responsável”, afirmou Meirelles.


De acordo com Eduardo Damásio, extensionista da Emater-DF e gerente do escritório no Rio Preto, a parceria entre as instituições e a adesão dos produtores “mostram o potencial do plantio direto como ferramenta para otimizar a produção, reduzir custos e promover a sustentabilidade no campo.”


Para Ivan Engler, anfitrião do evento, os primeiros resultados do plantio direto foram decisivos para expandir a prática em sua propriedade. “Percebi uma melhora no pegamento das mudas, menos necessidade de irrigação e controle mais eficiente do mato, tudo isso sem o uso de inseticidas”, relatou. “Esse sistema melhora a saúde do solo, reduz a temperatura da superfície, recicla nutrientes e contribui para um manejo mais sustentável”, completou.


A tecnologia apresentada encantou os visitantes. Muitos produtores manifestaram interesse em implementar a técnica e solicitaram apoio técnico da Emater-DF para iniciarem suas áreas de plantio direto. “Esse é o ganho que buscamos: levar inovação para o campo, aumentar a eficiência, preservar o solo e garantir mais produtividade ao produtor”, destacou Ivan.


Pela Emater-DF, também estiveram presentes no encontro o coordenador de Operações, Fabiano Ibraim, o gerente da empresa no Núcleo Rural Taquara, Revan Soares, e o extensionista Luiz Ueno. O pesquisador da Embrapa Nuno Madeira, que também foi um dos palestrantes, além de representante do Sescoop, do deputado distrital Pepa, e do presidente da Cootaquara, Maurício Rezende, também participaram do evento.



A Emater-DF


Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades do DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.


DESTAQUES

Coderse: Agricultores de Lagarto produziram quase 11 mil toneladas de produtos agrícolas em 2024, 116,5% a mais que no ano anterior

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br