Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Jovens rurais iniciam curso de empreendedorismo da Emater-DF


A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens do meio rural para o empreendedorismo


24/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto - Reprodução Emater-DF


Teve início nesta terça-feira (22), no Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, a 18ª edição do curso “Introdução ao Plano de Negócios”, promovido pela Emater-DF por meio do programa Filhos deste Solo. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens do meio rural para o empreendedorismo, oferecendo ferramentas e conhecimentos que permitam transformar ideias em projetos viáveis e sustentáveis no campo.


Voltado a filhos e filhas de agricultores familiares do Distrito Federal, o curso tem 65 participantes e vai até o dia 25. A iniciativa busca estimular a permanência dos jovens no campo por meio da geração de renda e da valorização da sucessão familiar rural. Durante as aulas, os participantes terão contato com conteúdos voltados à elaboração de planos de negócios, identificação de oportunidades, análise de mercado, estruturação de custos e gestão de empreendimentos rurais, além de conhecerem as vantagens e possibilidades do associativismo e cooperativismo.


Segundo Adriana Dutra, coordenadora do programa Filhos deste Solo, o curso representa uma etapa fundamental na formação dos jovens como empreendedores. “Nossa intenção é mostrar que é possível inovar e empreender no campo, ensinando as etapas de planejamento, de forma que consigam colocar em prática de forma sustentável e economicamente viável suas ideias de negócios, respeitando as características do território e aproveitando o potencial produtivo das propriedades”, diz Adriana.


Para a jovem Helena Xavier, que está participando nessa edição, o curso ajuda a desbloquear o potencial criativo dos jovens, incentivando o empreendedorismo no Distrito Federal e no Entorno. “Esse projeto desperta o jovem para a questão da sucessão na agricultura familiar, e ajuda trazendo inovação, pensando produtos exclusivos, levando para feiras, estandes e pólos de agricultura familiar para divulgar essa produção”, afirma a estudante.



O programa Filhos deste Solo foi criado com o propósito de fomentar o protagonismo juvenil no meio rural e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar. A iniciativa também atua na articulação de parceria com o IFB de Planaltina.


Durante o curso, os jovens participantes também terão oportunidade de desenvolver seus próprios projetos, que poderão ser apresentados no último dia do curso. Após a conclusão das aulas, eles ainda podem contar com 60 dias de suporte da Emater-DF para sanar dúvidas ou obter acompanhamento na estruturação dos seus negócios.


Segundo Adriana, após este período, os jovens ainda podem demandar a Emater para suporte, visitas técnicas e também serem encaminhados ao Programa Empreender e Inovar, para aprofundarem suas ideias e ações.


Além da capacitação técnica, o curso promove a troca de experiências entre os participantes e fortalece os laços entre os jovens empreendedores do campo, criando uma rede de apoio e colaboração.


DESTAQUES

Políticas públicas e investimentos para a Ater Pública são pautas no primeiro dia da 67ª AGO da Asbraer

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br