
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater/RS-Ascar de Piratini coleta carrapatos para analisar resistência nos rebanhos
O biocarrapaticidograma é um serviço gratuito oferecido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF
22/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto - Reprodução Emater-RS
A médica veterinária Marina Sinott, da Emater/RS-Ascar coletou carrapatos em propriedades rurais do município de Piratini, na localidade do Barrocão, para a realização do exame biocarrapaticidograma nos animais de pecuaristas da região. O exame identifica a resistência ou a suscetibilidade de carrapatos aos princípios ativos presentes nos produtos utilizados no controle do parasita. A coleta aconteceu na semana passada (16/04) nas propriedades dos pecuaristas familiares Alberto Olímpio de Oliveira e de Juscelino Machado de Farias. O extensionista rural Pablo Costa, do município de Pinheiro Machado, também participou da ação e encaminhou amostras para análise. As visitas fazem parte do trabalho contínuo da Emater/RS-Ascar de apoio à pecuária familiar e à sanidade dos rebanhos no campo.
A primeira coleta ocorreu na propriedade do pecuarista familiar Alberto Olímpio de Oliveira, no Quarto Distrito do município. Oliveira relatou que, no ano anterior, investiu cerca de R$ 4.500,00 na aplicação do banho com carrapaticida, que apresentou eficácia apenas nos primeiros 20 dias. Após esse período, foi necessário repetir o procedimento com frequência semanal. Segundo ele, o tratamento se mostrou inviável, levando ao uso de produtos injetáveis como alternativa.
A segunda coleta de carrapatos foi realizada na propriedade do pecuarista familiar Juscelino Machado de Farias, no Terceiro Distrito de Piratini. Ele informou ter aplicado quatro tratamentos contra carrapatos durante o último verão e destacou a importância da análise para definir com precisão quais produtos utilizar. Segundo Juscelino, o teste pode evitar o uso de medicamentos ineficazes e reduzir os custos de manejo.
O biocarrapaticidograma é um serviço gratuito oferecido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), que realiza os exames em Eldorado do Sul. Para a realização da análise, o produtor deve manter o rebanho sem aplicação de produtos químicos, tanto de contato quanto sistêmicos, por 28 dias. As amostras devem conter carrapatos teleógenas, em estágio adequado para o teste de exposição aos princípios ativos.
As amostras devem ser coletadas e enviadas no mesmo dia à sede do IPVDF, preferencialmente pela Emater/RS-Ascar. O armazenamento deve ser feito em garrafas plásticas com furos, devidamente identificadas com o nome do produtor, município, data da coleta e tipo de amostra. O material precisa ser recente e os carrapatos não devem estar excessivamente engurgitados, para que o teste seja válido.
O objetivo do biocarrapaticidograma é orientar os produtores no manejo antiparasitário, evitando o uso indiscriminado de substâncias químicas. A Emater/RS-Ascar reforça que o controle de parasitas deve combinar estratégias de manejo, uso racional de produtos e atenção à nutrição dos animais. O desenvolvimento de novos princípios ativos pode levar até 25 anos e representa alto custo, o que exige preservação das tecnologias disponíveis.
Foto: extensionista rural Marina Sinott
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiária Lidiane Lopes
imprensa@emater.tche.br
(51) 99732-4526
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmateRS
Instagram: @ematerrs