Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Asbraer e deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) promovem homenagem aos extensionistas rurais de todo país


Com apoio da Asbraer, o deputado realizou Sessão Solene comemorando os 75 anos de extensão rural brasileira

 


05/12/2023 | Assessoria de Comunicação | Juliana Silva


Sessão Solene 75 anos de Ater

Nesta segunda-feira (05/12), aconteceu a Sessão Solene em Homenagem aos 75 anos da extensão rural brasileira. A iniciativa foi do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) com apoio da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer).

 

O evento contou com a participação do presidente da Asbraer, Natalino Avance, Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER ),Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), além dos deputados Bohn Gass (PT/RS) e Erika Kokay (PT/DF).

 

O presidente Natalino, em seu discurso, parabenizou os extensionistas rurais de todo o Brasil por serem agentes de transformação tão eficazes nessa trajetória histórica de 75 anos, sendo estes os que estão mais próximos das comunidades numa abrangência ampla. “Tenho orgulho em fazer parte desse time de extensão rural. A extensão rural talvez seja o único serviço de apoio que chega nas comunidades mais distantes nesse país”, afirmou.

 

Nesse mesmo sentido, Otávio Maia, presidente da Emater Minas, primeira instituição de Ater Pública, falou da importância do extensionista na transformação de vidas, reduzindo a pobreza, levando desenvolvimento e políticas públicas de forma interseccional.“O extensionista faz parte da vida das pessoas. Nossa missão é nos dedicar ao máximo para mudar a vida das pessoas”, disse Otávio.

 

O autor do requerimento que solicitou a Sessão Solene, deputado Zé Silva, é extensionista rural de carreira e presidente da Frente Parlamentar da Extensão Rural na Câmara dos Deputados. Para ele, esses profissionais são essenciais para a garantia da segurança alimentar e nutricional, o abastecimento de alimentos no mercado interno combatendo a fome e a pobreza, além de trazer desenvolvimento econômico e com respeito à natureza. “O extensionista realiza um importante papel apoiando e orientando os agricultores familiares promovendo o desenvolvimento sustentável, por meio da disponibilização do conhecimento e inovação gerados na pesquisa que é determinante na promoção da extensão rural, gerando oportunidades e melhorias na renda familiar do meio rural, produção de alimentos além de incentivar a permanência da juventude rural no campo para dar continuidade ao trabalho rural”.

 

Durante a solenidade,  extensionistas de diversos estados receberam certificado de destaque por seus relevantes serviços prestados de extensão pública.

 

Foram homenageados com a medalha “Mérito da Extensão Rural Brasileira Jonas Pinheiro” dois grandes extensionistas: Glauco Olinger, decano da extensão rural, com 101 anos de idade, ex-presidente da EMBRATER e é membro honorário da ABER  e José Paulo Ribeiro (1925-2014), ex-dirigente da EMATER-MG e membro honorário da ABER. 

 

A Ater Pública


 

Os serviços de assistência técnica e extensão rural são os que possuem a maior capilaridade. Dos 5.569 municípios, a ater pública atua em 5.007. São 13.690 extensionistas em campo diariamente levando, aos produtores rurais de todo país, conhecimentos tecnológicos e informação, além de incentivo às diversas políticas públicas, que contribuem para o desenvolvimento do país ao mesmo tempo que amplia a renda do agricultor familiar.

 

 Segundo o último censo agropecuário do IBGE (2017), o país possui 3.897.408 de agricultores familiares. No censo de 2023 da rede Asbraer, o Brasil  conta com 20.018 extensionistas de campo e administrativos que atendem 2.420.485 famílias em todo o território nacional, sendo a ater pública o serviço com maior alcance.

 

A Asbraer agradece os extensionistas rurais de todo o país por sua dedicação e zelo na atuação do campo, potencializando cada família rural, levando dignidade e qualidade de vida ao agricultor. Esses profissionais dedicados, zelam pelo rural brasileiro, o que faz com que todo o país cresça e se alimente. Graças à extensão rural, a agricultura familiar vem desenvolvendo-se, levando alimentos de qualidade para escolas, por meio do PNAE, distribuindo alimentos para diversas instituições, por meio do PAA e colaborando no combate à fome e redução da pobreza e desigualdades.

 

Com mais ater pública, o país ganha mais desenvolvimento econômico com justiça social e meio ambiente respeitado.

 


DESTAQUES

EPAMIG difunde novas pesquisas aplicadas à tilapicultura