Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Agroindústria familiar transforma produção rural e impulsiona renda no campo


48ª Expointer registra recorde de vendas e consolida espaço da agroindústria como um dos mais valorizados da feira


11/09/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS-Ascar | Maria Suely Carvalho*


Foto: Divulgação/Maria Suely Carvalho/Emater-RS Ascar

A agroindústria familiar foi um destaque histórico da 48ª Expointer, que encerrou no último dia 07/09, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O 27º Pavilhão da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) junto com a Emater/RS-Ascar e em parceria com entidades representativas do setor, registrou números recordes de vendas e confirmou sua posição como um dos espaços mais visitados e valorizados da feira.


Durante os nove dias de programação, o Pavilhão reuniu 456 expositores de 196 municípios, sendo 70 estreantes, mostrando a força de um segmento que é base da produção agrícola do Estado. No Rio Grande do Sul, dos 365 mil estabelecimentos agropecuários, 293 mil pertencem à agricultura familiar, o que reforça a importância econômica e social dessa cadeia. Nesta edição, o Pavilhão alcançou mais de R$ 13 mi em vendas, representando um crescimento expressivo de 25,81% em relação a 2024.


E a agroindústria familiar não movimenta apenas a economia regional, mas também preserva tradições e saberes que dão identidade à produção rural brasileira. Os produtos resultantes dessa atividade ganham espaço em feiras, mercados e programas institucionais de compra, atraindo consumidores em busca de qualidade, sabor e origem garantida.


A EMATER/RS-ASCAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL


Sob essa visão, o Estado desenvolve ações para fomentar a implantação e a legalização de agroindústrias familiares, implementadas através da Emater/RS-Ascar em conjunto com a SDR. O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), criado pela Lei Estadual nº 13.921/2012, juntamente com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de 2003, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de 2009, são exemplos de políticas públicas que incentivam a agricultura familiar. O Peaf, proporciona uma série de benefícios, como oportunizar linhas de crédito com condições facilitadas; ampliação da participação dos agricultores familiares no PAA e no PNAE; orientação para regularização sanitária, tributária e ambiental; auxílio na elaboração de projetos para construção, reforma ou ampliação de agroindústrias familiares; e elaboração de análises de rótulos para adequação à legislação vigente.


Ao viabilizar dinâmicas de desenvolvimento local, estas ações valorizam a diversificação dos sistemas produtivos, proporcionando agregação de valor à produção agrícola e condições favoráveis para a melhoria das condições de vida.


Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Márcio Dalbem, as ações desenvolvidas pela Instituição junto às agroindústrias familiares têm destaque junto ao meio rural gaúcho, gerando renda e melhoria da qualidade de vida para muitas famílias do meio rural. Essas iniciativas fortalecem o papel de idosos, mulheres e jovens e, em muitos casos, contribuem para o processo de sucessão nas pequenas propriedades da agricultura familiar.


"A produção artesanal de alimentos, associada à produção da agricultura familiar gaúcha vive um bom momento. A comercialização dos produtos das agroindústrias familiares está presente em todo e qualquer evento, seja ele realizado em pequenos ou grandes municípios de nosso Estado, representando uma oportunidade de aproximação da produção rural com o consumidor urbano", destaca Dalbem.


UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR


Uma das 70 estreantes no Pavilhão da Agroindústria Familiar na 48ª Expointer, a agroindústria Fazenda da Cria, iniciou sua trajetória no setor através de um curso sobre Turismo Rural em 2018, frequentado por Isaura Martini Müller, integrante da família que administra a agroindústria. A pandemia, em 2020, e o distanciamento social mudaram os planos da família, que já produzia alho-poró e comercializava a produção junto a uma grande rede de supermercados de Porto Alegre. Eles aproveitaram a interrupção das atividades de turismo rural e desenvolveram uma receita de pão de alho-poró com queijo serrano. Nesse meio tempo, iniciaram uma lavoura de ruibarbo e a fazer geleia a partir desse ingrediente. Daí em diante, as pessoas provaram, gostaram e, além do pão de alho-poró, as encomendas passaram a incluir também geleias variadas, cucas, entre outros produtos. Uma adversidade confinou a família Müller em casa mas eles se reinventaram, desenvolvendo novas receitas e redirecionando o seu negócio.


"A Emater está presente na nossa história há muitos anos. Quando morávamos em outro local, num distrito do interior de São Chico, tinha sempre uma extensionista que ia uma vez por mês e fazia pratos com reaproveitamento de alimentos. Até tricô ela ensinava e depois organizavam um desfile das peças. Nos dias em que a extensionista vinha era sempre uma festa que reunia crianças e adultos. No ano passado, já onde moramos atualmente, fomos incentivados e apoiados pela Emater a participar da Expointer de 2025. Daí organizamos nossa produção e esta edição é a primeira de muitas que pretendemos participar", reforça Isaura, com entusiasmo.


CAPACITAÇÃO PARA O ACESSO DAS AGROINDÚSTRIAS AOS MERCADOS


No Rio Grande do Sul, o fortalecimento das agroindústrias familiares é impulsionado por meio de ações de capacitação e orientação técnica e recebem acompanhamento especializado para sua implantação e legalização. Beneficiários do Peaf participam de cursos voltados à gestão, boas práticas de fabricação e processamento de alimentos, ampliando a qualidade e a competitividade de seus produtos.


Outra frente de apoio se dá na promoção e participação dessas agroindústrias em feiras municipais, regionais, estaduais e nacionais, espaços estratégicos para comercialização e divulgação dos produtos da agricultura familiar. Essas iniciativas reforçam a importância econômica, social e cultural do setor, além de evidenciar seu papel no desenvolvimento rural sustentável e na garantia da soberania alimentar.


A EMATER/RS-ASCAR E OS FOCOS ESTRATÉGICOS


Esta reportagem integra a série “Focos Estratégicos" e é uma produção especial da Emater/RS-Ascar que, semanalmente, apresenta em detalhes os 11 focos de ação prioritários da Instituição. A cada semana você conhece melhor as áreas de atuação que orientam o trabalho técnico da Emater/RS-Ascar no Estado, com histórias, resultados e iniciativas que revelam a presença e a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na vida das famílias que se dedicam à produção primária e a construção de um meio rural mais sustentável e próspero.


Confira os próximos temas:


- Usos múltiplos de água: reservação e irrigação;


- Acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioambientais;


- Produção, secagem e armazenamento de grãos;


- Crédito Rural Assistido.



* Com informações Ascom Expointer.


DESTAQUES

Empaer-PB faz atendimento a agricultores familiares durante Expoagro de Mari 2025