Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Coordenado pelo Incaper, Projeto Cafeicultura Sustentável incentiva uso de biodigestores no Espírito Santo


Incaper garantiu a instalação de 60 equipamentos em unidades de referência distribuídas por diferentes regiões do Estado


04/09/2025 | Assessoria de Comunicação - Incaper


Foto - Reprodução Incaper


A iniciativa, coordenada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), garantiu a instalação de 60 equipamentos em unidades de referência distribuídas por diferentes regiões do Estado, como forma de incentivar a adoção dessa tecnologia pelos cafeicultores.


Os biodigestores contribuem diretamente para o saneamento rural e a preservação dos recursos naturais, ao tratar esgoto doméstico e a água residuária do processamento do café. Essa tecnologia evita a contaminação do solo e de corpos hídricos, reduz riscos à saúde das famílias rurais e promove melhorias significativas na qualidade de vida no campo.


“O biodigestor é uma tecnologia acessível e eficiente, que auxilia o agricultor na gestão de resíduos e representa um avanço importante no processo de adequação socioambiental das propriedades cafeeiras. Essa ação integra um conjunto de medidas estratégicas que vêm sendo desenvolvidas para fortalecer a sustentabilidade da produção de café no Espírito Santo”, ressaltou o coordenador de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão. 


A implementação dos biodigestores conta com o apoio da Plataforma Global do Café, responsável pela doação de 20 dos 60 equipamentos instalados. Além de funcionarem como solução tecnológica para os agricultores beneficiados, as unidades de referência têm papel fundamental na difusão de conhecimento, recebendo produtores de suas regiões em atividades de capacitação e demonstração prática.


Entre os produtores contemplados com o biodigestor do projeto está a agricultora Laura Cristina Souza Pinto, do município de Pinheiros, que já percebe os benefícios no cotidiano da família.


“Antes do biodigestor, a gente tinha uma fossa negra, e os resíduos iam direto para o solo. Por causa disso, nada crescia em volta. Com a instalação, melhoramos toda a estrutura de esgotamento da casa, não tem mais cheiro, não precisamos pagar pela limpeza da fossa e ainda teremos biocomposto para usar nas plantas. Isso trouxe ganhos para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida. A instalação foi simples, com orientação do Incaper. Recomendo essa tecnologia aos produtores”, relatou.


Propriedades têm apoio técnico para avançar na sustentabilidade


O Projeto Cafeicultura Sustentável integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo e é financiado pelo Inovagro, iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).


Mais de 4.900 propriedades já foram atendidas pelo projeto, recebendo planos de adequação socioambiental e econômica elaborados pelo Incaper, a partir da análise de 39 indicadores de sustentabilidade. A meta é alcançar 8 mil propriedades até 2027, contribuindo para consolidar o Estado como referência nacional em cafeicultura produtiva, rentável e ambientalmente responsável.


O Cafeicultura Sustentável também promove dias de campo, encontros técnicos, cursos e mantém Unidades de Referência e Unidades Demonstrativas, que funcionam como polos de difusão de tecnologias sustentáveis nas regiões cafeeiras do Estado.​


DESTAQUES

Coordenado pelo Incaper, Projeto Cafeicultura Sustentável incentiva uso de biodigestores no Espírito Santo