
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Pesquisador da Epagri fala sobre desafios impostos pelas mudanças climáticas em evento preparatório para a COP30
Hamilton palestrou sobre o papel da ciência diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima nos Biomas da Região Sul do Brasil
11/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Epagri
Foto - Reprodução Epagri
O pesquisador Hamilton Justino Vieira, da Epagri/Ciram, foi um dos palestrantes do evento Diálogos pelo Clima, promovido pela Embrapa no dia 6 de agosto, em Porto Alegre. Hamilton palestrou sobre o papel da ciência diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima nos Biomas da Região Sul do Brasil, para uma plateia formada por especialistas e autoridades de governo, setor produtivo, pesquisadores e sociedade civil.
O evento da Embrapa é uma preparação para a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em Belém do Pará, em novembro. Neste sentido, o Diálogos pelo Clima debateu os principais desafios e soluções para segurança alimentar e sustentabilidade em tempos de mudança do clima.
Em sua palestra, o pesquisador da Epagri/Ciram abordou as inovações para o desenvolvimento rural sustentável. De acordo com ele, a pesquisa agropecuária no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, tem uma longa história, com estudos climáticos que remontam a pelo menos 50 anos. “Essa trajetória permitiu o desenvolvimento de um dos primeiros zoneamentos agroclimáticos do Estado, fundamentado na relação solo-planta-clima”, enfatizou. Esse estudo foi publicado em 1978 e trouxe novas perspectivas para os setores agropecuários de maneira geral e abriu caminho para muitos estudos e avaliações posteriores.
Atualmente, a Epagri é proprietária de cerca de 220 estações meteorológicas, agrometeorológicas e maregráficas, e seu banco de dados comporta informações de quase 700 estações em parceria com diversas instituições, entre elas a Embrapa. A cada dia, cerca de 90 mil novos dados são acrescidos ao banco digital da Epagri, graças à rede de monitoramento ambiental que gerencia.
A importância desta rede de monitoramento e da previsão do tempo e clima realizada pela Epagri fica mais clara quando se avalia a suscetibilidade do território catarinense à ocorrência de desastres naturais. Hamilton apresentou à plateia alguns eventos climáticos extremos que ocorreram em Santa Catarina, como a grande enchente no Vale do Itajaí em 1983, o Furacão Catarina em 2004, chuvas intensas em 2008, a nevasca generalizada em 2013, o tornado de Xanxerê em 2015, o ciclone bomba e a grande estiagem em 2020. “Esses eventos ressaltam a urgência de fortalecer a rede de monitoramento e a previsão do tempo”, enfatizou.