
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater Goiás promove treinamento sobre práticas de garantia da qualidade do leite
Curso é voltado para técnicos extensionistas e objetiva multiplicar as práticas de monitoramento e conservação durante a produção e até chegar ao consumidor final
07/07/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/GO
Reprodução - Emater/GO
A Emater Goiás, em parceria com o Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou nesta sexta-feira, 04/07, o Treinamento de Multiplicadores da Qualidade do Leite. O encontro foi ministrado na Queijaria Tino Weber, propriedade produtora de queijos no município de Ouro Verde, região central de Goiás, a 63 Km de Goiânia. O curso é voltado para técnicos extensionistas e objetiva multiplicar as práticas de monitoramento e conservação da qualidade do leite não somente na propriedade, mas também o leite que chega ao consumidor final.
De acordo com a zootecnista, especialista em produção de ruminantes e gestora dos Programas de Pecuária da Emater, Elieny Maria de Abreu, o treinamento é importante para trazer novos conhecimentos e atualização técnica, para que os profissionais do órgão entreguem, aos agricultores familiares e ao estado, os melhores produtos e maior sustentabilidade dos negócios rurais.
“A ideia é treinar os extensionistas, para que os profissionais possam multiplicar o saber com outros técnicos e colocar em ação o aprendizado, em diversas propriedades que são assistidas, para melhorar o monitoramento do leite”, enfatiza.
Elieny Maria explica que a escolha da propriedade para ministrar o curso, deve-se ao fato que a Queijaria Tino Weber já é assistida pelo Programa de Bovinocultura Sustentável da Emater, que consiste em boas práticas de coleta para avaliação da qualidade do leite.

O treinamento foi dividido em dois momentos. A primeira parte focou em palestra sobre exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em seguida, foram ministradas as práticas de coleta de leite por animal e tanque de expansão, prática de análise do leite coletado na propriedade e demonstração de estudo de dados dos resultados das análises laboratoriais realizados pelo LQL da UFG. Após a coleta do material houve demonstração prática de análises laboratoriais do leite coletado na propriedade e estudo dos dados, no laboratório de qualidade do leite junto à UFG.