
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Festa do Figo acontece neste fim de semana em Nova Petrópolis (RS)
Entrada e o estacionamento são gratuitos
30/01/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto: Emater/RS
Maior evento do interior de Nova Petrópolis, a Festa do Figo, que chega à 49ª edição, acontece neste sábado e domingo (03 e 04/02), na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. A programação do evento contará com atrações musicais, exposição rural, venda de produtos coloniais, máquinas e equipamentos agrícolas, caminhada, celebração ecumênica, almoços típicos e apresentações folclóricas. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
A abertura oficial da 49ª Festa do Figo acontecerá na manhã do sábado (03/02), às 10h30. Às 14h ocorre a premiação dos expositores, responsáveis por centenas de produtos rurais expostos na feira do evento. Entre as atrações permanentes dos dois dias da festa estarão os fornos a lenha, para a venda de cucas assadas na hora. O chope de figo, com uma edição limitada e especial para a festa, também está confirmado.
A Festa do Figo é realizada anualmente, de forma alternada, pelas comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe. A 49ª edição é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Mais informações pelas redes sociais: @festadofigonp no Instagram e Facebook.
Safra:
Em Nova Petrópolis, principal produtor da fruta na região, a cultura foi afetada pelo excesso de chuvas, que também gerou doenças e dificuldades para a realização dos tratamentos. Embora as perdas tenham sido maiores nos pomares às margens do rio Caí, onde houve inundações, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estima uma quebra média de 10% na safra. Os 60 produtores deverão colher cerca de 410 toneladas da fruta, das variedades Pingo de Mel, Negrito e Roxo de Valinhos. A colheita iniciou em dezembro e deverá se estender até abril. "A qualidade está dependendo de boas condições de insolação no período da colheita. A procura por figo de mesa está bastante grande, porém apenas para frutos de boa qualidade. Já a venda para a indústria está normal, muitas delas estão procurando por conta da escassez da fruta", diz o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Pedro João de Deus.