Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Cafés campeões do concurso da Emater-MG chegam às gôndolas do Verdemar


Dezesseis produtores terão os cafés colocados à venda para o consumidor


13/02/2026 | Assessoria de Comunicação - Emater/MG| Marcelo Varella


O produtorJoão Pedro Emerick, vencedor do concurso de 2025 | Foto: Emater/MG

Os cafés vencedores do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG em 2025, chegam às gôndolas do Supermercado Verdemar no dia 19 de fevereiro (quinta-feira), em Belo Horizonte.


A iniciativa é fruto da parceria entre a Emater-MG e a rede de supermercado e tem como objetivo valorizar e ampliar o mercado dos cafés especiais produzidos em Minas Gerais, especialmente aqueles oriundos da agricultura familiar. Este é o oitavo ano em que o Verdemar lança a linha "Cafés Campeões", com os vencedores da competição.


Nesta edição, os cafés de 16 produtores que obtiveram as melhores classificações no concurso estadual do ano passado estarão disponíveis para o consumidor. Eles se destacaram entre as 1.857 amostras inscritas na competição.


O grande campeão estadual de 2025 foi o agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, do município de Alto Jequitibá (Matas de Minas). Ele fez história ao alcançar 93,2 pontos, a maior nota já registrada no concurso.


Para o produtor, que começou a plantar em 2018, a competição foi decisiva para abrir portas no mercado. “Fazer o café e ter um comprador é muito importante. Em 2018, eu não tinha para quem vender o café. Hoje está quase faltando café para tanto comprador. O concurso foi muito importante para a divulgação do nosso nome e da nossa propriedade”, afirma João Pedro Emerick.


Os cafés serão comercializados em embalagens especiais que destacam o nome e município do produtor, a pontuação obtida e as características sensoriais do café. As quatro principais regiões produtoras de Minas Gerais estarão representadas: Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.


DESTAQUES

Em São Gabriel da Cachoeira, Idam-AM atende 140 agricultores indígenas de comunidades do Rio Ayari