Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Curso em Itapemirim abre oportunidades no mercado de alimentos para dietas especiais


​A capacitação foi realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro, com carga horária de 24 horas


04/02/2026 | Assessoria de comunicação - Incaper


Reprodução - Incaper


O crescimento da procura por alimentos destinados a dietas especiais tem aberto novas oportunidades de mercado para pequenos empreendedores e agricultores familiares. Para qualificar esse público para atuar nesse segmento, com foco na inclusão produtiva e na geração de renda, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros realizaram, em Itapemirim, o curso “Produção de Alimentos para Dietas Especiais”.


A capacitação foi realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro, com carga horária de 24 horas. A iniciativa foi coordenada pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Itapemirim e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES) e pelo Sindicato Rural de Itapemirim. Também foram parceiros a Prefeitura de Itapemirim, por meio das secretarias de Educação e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Associação de Artesanato de Itapemirim (Kriart) e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo.


Ministrado pela engenheira de alimentos Maria Zanúncio Araújo, o curso reuniu conteúdos teóricos e práticos sobre a produção de itens de panificação adaptados a diferentes restrições alimentares, como produtos sem glúten, sem lactose, low carb, integrais, dietéticos e sem adição de açúcar. Foram abordados temas como qualidade nutricional, segurança alimentar, escolha de ingredientes, funções, proporções e possibilidades de substituição.


Na parte prática, os participantes produziram pães, biscoitos, salgados, tortas, panetone, doces, mousse de limão e maioneses de abacate e de brócolis, aplicando as técnicas aprendidas.


O curso contou com ampla participação de mulheres, muitas delas já envolvidas com atividades de produção de alimentos, artesanato e alimentação escolar, fortalecendo o protagonismo feminino e ampliando oportunidades de inserção produtiva no município.


De acordo com a economista doméstica do ELDR de Itapemirim, Angélica Carvalhais de Oliveira, ações como essa reforçam o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, a valorização dos saberes locais, a diversificação das atividades produtivas e o estímulo à autonomia econômica, especialmente de mulheres e famílias rurais e urbanas, por meio da qualificação profissional e do acesso a novos mercados.



DESTAQUES

Curso em Itapemirim abre oportunidades no mercado de alimentos para dietas especiais