
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
FIPERJ apoia pescadores de Itaipuaçu com regularização, fomento e capacitação
Na ocasião, foram atendidos nove pescadores profissionais artesanais
06/10/2025 | Assessoria de comunicação - Fiperj
Reprodução - Fiperj
Em 2 de outubro, o extensionista Henrique Rhamnusia de Lima, do ERM IV da FIPERJ, prestou suporte à Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu (ALAPI), com foco em regularização e fortalecimento da comercialização.
Na ocasião, foram atendidos nove pescadores profissionais artesanais. Após orientações realizadas nos dias anteriores, houve a emissão de sete Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documento essencial para acesso a políticas públicas.
O zootecnista também apresentou informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando que, com edital aberto em Maricá, o apoio do ERM IV permitirá a participação da associação, ampliando as oportunidades de inserção dos pescadores nesse mercado.
O encontro também marcou a entrega dos certificados do curso de Boas Práticas em Manipulação em Beneficiamento Artesanal do Pescado, ministrado no primeiro semestre por Henrique e pelo extensionista Bruno Ribeiro Plastina, em parceria com a FIRJAN.
Com essa ação, a FIPERJ reafirma seu compromisso em apoiar a organização, a regularização e o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca artesanal fluminense.