Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Tarde de campo com foco em tecnologia e sustentabilidade para produção de alho reúne 80 pessoas em Frei Rogério


Tarde de campo com foco em tecnologia e sustentabilidade para produção de alho reúne 80 pessoas em Frei Rogério


22/09/2025 | Assessoria de comunicação - Epagri


Reprodução - Epagri

Produtores de alho Frei Rogério participaram de praticamente uma “maratona” promovida pela Epagri no dia 10 de setembro para reforçar seus conhecimentos nessa cadeia produtiva. Durante a tarde, 80 agricultores, lideranças, técnicos e especialistas percorreram quatro comunidades no município, visitando propriedades e assistindo palestras que proporcionaram trocas de experiências e enriqueceram a bagagem técnica de cada um, graças a uma programação diversificada que uniu teoria e prática. 

O cultivo de alho com sementes livres de vírus, um dos pilares para o aumento da produtividade e da qualidade do produto final, foi o tema abordado na propriedade do agricultor Cleidison Fogaça. Lá os visitantes conheceram a importância do tamanho da semente, sua influência no vigor das plantas e no rendimento da lavoura. Esse tema foi reforçado na apresentação feita na propriedade por Leandro Hahn, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador.


Já na lavoura de Itamir Gasparini, presidente da Associação Regional dos Produtores de Alho do Meio-Oeste e Planalto de SC, os agricultores conheceram uma máquina de plantio de sementes de alho. Segundo Adriana Francisco, extensionista rural da Epagri em Frei Rogério, essa importante tecnologia de mecanização é importada da China pela JF Importadora e está sendo adaptada para a realidade das lavouras catarinenses pelo agricultor Silvio Novacoski, presidente da Cooperativa Regional do Meio Oeste Catarinense. “Desde 2024 essa parceria tem inovado e contribuído no sentido de buscar alternativas para reduzir o custo de produção e aumentar a eficiência da máquina no campo”, relata Adriana. Os visitantes viram a operação da máquina no campo e conferiram as principais alterações e iniciativas realizadas por Silvio. 


Manejo de solo e nutricional


Na propriedade de Michel Richter o enfoque foi o manejo do solo. O uso de plantas de cobertura foi ressaltado na visita à lavoura, paralelamente à melhoria da fertilidade do solo e uso de bioinsumos na cultura do alho. Essa etapa contou ainda com apresentação das professoras Glória Botelho e Jennifer Richter, da Universidade Federal de SC (UFSC). Elas falaram sobre uso de biológicos e biofábricason farm


Participantes conheceram maquinário e outras tecnologias

No manejo nutricional, os agricultores discutiram estratégias de adubação equilibrada e o uso de insumos orgânicos, com ênfase na aplicação de bokashi, assunto abordado por Eduardo Guidi e Gregory Kruker, da empresa Menuai, de Lages. Adriana lembra que a técnica vem ganhando espaço por seus benefícios à saúde do solo e à sustentabilidade do cultivo. Ainda na propriedade de Michel, as empresas Syngenta e Valagro apresentaram suas soluções para a cultura do alho.


Para encerrar a programação, já no período noturno,  o grupo se deslocou até a sede São José, onde acompanhou três palestras técnicas, que iniciaram com a Indicação Geográfica (IG) do Alho Roxo do Planalto Catarinense, que está em fase final de obtenção. A engenheira-agrônoma Ângela Fortes Munaro falou sobre a importância da gestão do negócio agrícola. Por fim, o professor Leandro Marcuzzo, do Instituto Federal Catarinense (IFC), proferiu palestra sobre manejo de doenças na cultura do alho e uso de sistema de alerta. “Após os debates, os participantes confraternizaram em um jantar de encerramento, celebrando os avanços do setor e o fortalecimento e união da comunidade produtora de alho em Frei Rogério”, relata a extensionista da Epagri.


Sucesso do evento


Itamir Gasparini classifica a tarde de campo como “um verdadeiro sucesso”. Segundo ele, o evento demonstrou que a união e o trabalho em equipe sempre trazem grandes resultados. “Todos sabem da importância da cultura do alho para todos nós. Cada produtor tem sua história de vida ligada à atividade do cultivo do alho roxo e isso nos anima a continuarmos unidos e atentos para todas as necessidades da cadeia produtiva”, comemora. Para Itamir, manter a unidade e fortalecer o setor produtivo é fundamental, valorizando a produção de alho de qualidade, que tanto traz orgulho para a região. “O alho brasileiro é reconhecido como um dos melhores do mundo, fruto da dedicação e do esforço de quem trabalha no campo”, sentencia o presidente da Associação. 


Segundo Adriana, o “o evento reforça o compromisso dos produtores com a inovação, qualidade e sustentabilidade na cadeia produtiva do alho e se consolida como uma referência para o desenvolvimento agrícola da região”. Ela ressalta ainda que as atividades de campo se concentraram nos cuidados necessários para garantir uma produção saudável, sustentável e economicamente viável.


Leandro Hahn, pesquisador da Epagri, falou sobre sementes livres de vírus


A extensionista da Epagri destaca ainda a participação especial do extensionista aposentado da Epagri Marco Antônio Lucini,que ocupa a presidência de honra da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa). Destaque também para a parceria e apoio da prefeitura de Frei Rogério, nas pessoas do Vice Prefeito Nilton Agostinho Antunes e do secretário municipal da Agricultura Elizeu Alberton.


Além da Anapa e da Associação dos Produtores de Alho do Meio-Oeste e do Planalto de SC, o evento teve apoio da Associação Catarinense de Produtores de Alho (Acapa), além de UFSC, IFC e empresas parceiras. “Nosso agradecimento aos produtores que nos receberam em suas propriedades e principalmente à comunidade do Núcleo Celso Ramos pela acolhida e excelente jantar”, finaliza Adriana Francisco.


DESTAQUES

EPAMIG impulsiona pesquisas em piscicultura com nova estrutura