Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Educação Ambiental: Emater-PA engaja estudantes da rede pública para COP-30


Ciclo de palestras é promovido pelo escritório local de Belém


02/09/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/PA


Foto - Reprodução Emater-PA


Como continuidade do projeto “Rumo à Cop-30 - Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação Ambiental na Região Amazônica”, do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Belém, 120 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Coronel Sarmento, no bairro do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci, aprofundaram conhecimentos científicos e emitiram opiniões pessoais sobre temas de meio ambiente, na manhã do último dia 21 de agosto. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) realizar-se-á em Belém, em novembro, com o apoio do Governo do Pará. 


Em duas palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo Jader Moura, especialista em Gestão Pública e Agronegócio e mestre em Ciências Agrárias, mentor do Projeto, os adolescentes, entre 14 e 20 anos, conversaram a respeito de problemas e soluções dos espaços públicos onde circulam: questões tais quais destinação de lixo doméstico, alagamentos de ruas e preços de alimentos foram abordadas em caráter multidisciplinar. 


“Destacamos o protagonismo da juventude rural, periurbana e urbana no movimento de transformação e de desenvolvimento sustentável. Quando tratamos de temas sensíveis, polêmicos e complexos, fazemos o link com a realidade dos alunos das escolas públicas”, explica Moura. 


O professor Roni Lopes, que leciona Geografia e Educação Ambiental àquelas turmas, ressalta que, quanto mais informações foram levadas para dentro de sala de aula, mais enriquecido o processo de ensino e aprendizagem: “Estas parcerias, entre instituições governamentais, e também com ongs [organizações não-governamentais], que são muito bem-vindas, propiciam um aporte a mais para nossos estudantes, porque contribuem ao que a gente está construindo junto com eles: cidadãos críticos, conscientes, esclarecidos e atuantes, que possam compartilhar e multiplicar informações com suas famílias e suas comunidades”, diz.


A estudante Eveny Gabriela Pereira, de 17 anos, moradora do bairro Parque Guajará, afirma que as palestras da Emater foram importantes para a conscientização quanto a atitudes do dia a dia e abriram as portas para conceitos da COP-30: “Tem muito adulto que ainda não sabe de verdade o que é COP-30, o que é sustentável. Nós, adolescentes, ficamos muito ligados em redes sociais e muitas vezes perdemos a compreensão de assuntos globais. Queremos, sim, participar do evento e dos debates da COP-30”, diz.  As palestras da Emater serviram pra gente entender mais ainda o impacto do que a gente faz no cotidiano e pra gente entender como as coisas são fabricadas, de onde vêm os alimentos, o papel dos pequenos produtores na sociedade. Isso aflora o senso crítico”, reflete. 


DESTAQUES

Ematerce assiste agroindústrias de polpa de frutas em todas as regiões do Ceará