
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Sistema eletrônico de avaliação de sustentabilidade da cafeicultura do Incaper recebe versão atualizada e ampliada
Material está disponível gratuitamente pelo Incaper
29/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Incaper
Foto - Reprodução Incaper
A ferramenta desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para suporte técnico na avaliação do nível de sustentabilidade nas propriedades produtoras de café acaba de receber uma nova publicação, uma versão atualizada e ampliada.
Trata-se do documento técnico de orientação para uso ‘Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura do Espírito Santo’– 2ª edição, revisada e ampliada. A primeira versão foi lançada em 2021, pela Editora Incaper.
O sistema é composto por uma planilha eletrônica que reúne 39 indicadores relacionados à avaliação de aspectos, como solo, água, uso de insumos agrícolas, entre outros. Realiza automaticamente os cálculos e gera um relatório com gráficos, facilitando ao agricultor e ao extensionista a visualização do nível de adequação da propriedade.
Documento técnico
O material reúne informações detalhadas sobre a ferramenta digital, oferece orientações de uso e destaca dados avaliados que englobam os pilares econômico, ambiental e social, seguindo os critérios de sustentabilidade definidos pela
Plataforma Global do Café. Com base na avaliação dos indicadores disponíveis, é possível planejar, de forma participativa, ações que promovam a sustentabilidade da produção de café. Técnico e agricultor podem, juntos, elaborar um cronograma com propostas e soluções viáveis para melhorar os índices de sustentabilidade.

Extensionistas durante aplicação de questionário com agricultores em Linhares e Ibatiba, respectivamente.
Atualização O ponto que determinou o lançamento dessa versão foi a aprovação do regulamento da União Europeia que impacta a compra de café brasileiro – Regulamento Anti Desmatamento (EUDR). Ele condiciona que as empresas da UE garantam que os produtos importados, incluindo o café, não sejam oriundos de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020.
“Os Indicadores de Sustentabilidade para a Cafeicultura Capixaba oferecem suporte valioso para o trabalho de nossos extensionistas junto aos cafeicultores, no sentido da busca por sustentabilidade e planejamento das ações de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural] de forma participativa, além de gerar bons insights para demandas do meio rural nas comunidades participantes do Projeto Cafeicultura Sustentável”, pontua um dos autores, o técnico do Incaper Marx Martinuzzo.
Baixe gratuitamente os conteúdos: Nova versão do documento técnico de orientação para uso aqui;
Planilha do Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura - aqui.
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br