
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
AGERP acompanha de perto a Produção de agricultores familiares de Imperatriz
Essa diversidade produtiva não apenas garante o consumo interno, mas também possibilita maior aproveitamento do solo e redução de riscos diante das variações climáticas e de mercado
27/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Agerp
Foto - Reprodução Agerp
Na área da Infraero, em Imperatriz, o agricultor familiar Marcos Kênio desenvolve o cultivo de alface (verde e roxa) e também o consórcio de quiabo com abobrinha, práticas que fortalecem a diversificação agrícola e contribuem diretamente para a segurança alimentar dele e de sua família. Essa diversidade produtiva não apenas garante o consumo interno, mas também possibilita maior aproveitamento do solo e redução de riscos diante das variações climáticas e de mercado.
Uma parte da produção é destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa fundamental que assegura a compra direta da agricultura familiar e fortalece políticas públicas de combate à fome. Outra parte é direcionada à comercialização em feiras locais, onde Marcos Kênio encontra a oportunidade de garantir sua renda, ao mesmo tempo em que amplia o acesso da população a alimentos frescos, saudáveis e de qualidade. Essa dinâmica gera um ciclo positivo, unindo produção sustentável, geração de renda e benefícios sociais para a comunidade.
O trabalho desenvolvido conta com a assistência técnica da extensionista da AGERP de Imperatriz, Kênia Cavaignac, que orienta o agricultor em todas as etapas do processo produtivo, desde o preparo do solo até a colheita. A atuação da AGERP reforça o compromisso com a valorização da agricultura familiar, oferecendo suporte técnico, incentivo à adoção de boas práticas agrícolas e estímulo à comercialização, fortalecendo o desenvolvimento rural no município e na região Tocantina.