Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Rede Asbraer participa de Seminário Nacional sobre Crédito Rural


Organizado pelo MDA, o Seminário discorreu sobre experiências de crédito rural em irrigação e energia renovável tendo como foco a atuação da Ater Estatal


21/05/2025 | Assessoria de Comunicação | Juliana Silva


Seminário Nacional de Crédito Rural

Nesta quarta-feira (21) o Ministério do Desenvolvimento Agrário realizou o “Seminário Nacional Online Crédito Fundiário Pronaf e sustentabilidade: Experiências em Irrigação e Energia Renovável”, para dividir experiências de atores sociais que atuam na política pública de crédito fundiário. O evento contou com a participação de 3 associadas da Asbraer: IDR-PR, Iater-RR e Epagri-SC.


Rio Grande do Norte


A experiência do Rio Grande do Norte foi apresentada pelo Banco do Nordeste e remete à instalação de usina solar para a agricultora familiar, implantada em abril de 2025. O projeto teve como beneficiário Ricardo Medeiros, com objetivo de reduzir custo com a energia elétrica utilizada na irrigação, mão de obra nas áreas de coco anão irrigado, permitir maior ciclo de regas, irrigar durante o dia e ampliar novas áreas de cultivo.


Um projeto recente já gera resultados exitosos, pois, além de levar inovação ao campo, permite ampliação de área, permanência da família no campo e melhoria na produtividade aumentando a renda da família e ampliando o fornecimento de alimentos.


Para a aplicabilidade da política pública, a Emater-RN fez um trabalho de levar informação aos agricultores familiares mostrando que os resultados com a irrigação por energia solar reduzem seus custos e aumentam a produtividade. Assim, a Ater Estatal buscou incentivar os agricultores a procurarem as energias renováveis para seu processo de produção.


Como sugestão, o BNB propôs ao Governo Federal, ampliar a facilitação do acesso à modalidade para irrigantes, redução de taxa de juros de 3% para 1%, permitir financiar 100% da operação com alienação, exclusão do código FINAME para as operações Pronaf, permitir o acesso à modalidade a inadimplentes no Pronaf desde que comprovada atividade irrigante.


Iater-RR


A experiência da associada de Roraima mostrou uma realidade particular na região norte e, tendo isso em vista, sugeriu que haja linha de crédito específica para região norte, considerando suas especificidades e dificuldade de locomoção e de acesso à energia e água potável. “É preciso um olhar diferenciado para a região norte. Porque nós aqui, em Roraima, por exemplo, somos cercados por água, tendo dificuldade de transporte. Então é preciso pensar de forma diferenciada para a região norte”, afirmou o representante do Iater-RR, Marcelino Neto.


O Iater-RR levou a experiência do AssentamentoFederal às margens da BR 174 em Boa Vista que ocorreu em 2024 pela linha de Crédito Pronaf A. A beneficiada foi a Senhora Lindalva Lopes que teve como objetivo a implementação de infraestrutura produtiva estratégica voltada ao fortalecimento da produção agrícola familiar atendendo, principalmente, a perfuração de um poço Semi-Artesiano (tubular), aquisição de um sistema fotovoltaico para geração de energia e abastecimento de água da propriedade.


O projeto promoveu o desenvolvimento sustentável da propriedade que não detinha infraestrutura de energia elétrica e nem de recursos hídricos para irrigação e dessendentação humana. Houve incremento da produção agrícola com a utilização do sistema de irrigação. A propriedade deixou de ser dependente exclusivamente da concessionária de energia, podendo produzir na própria unidade. Além disso, houve melhora da qualidade de vida para a beneficiária, com a implementação do poço tubular.


Marcelino Neto considera que ainda precisa melhorar alguns aspectos como a criação de uma linha de crédito específica para irrigação e considerar as especificidades regionais, principalmente no que diz respeito ao norte do país.


IDR-Paraná


O RenovaPR é um programa que busca gerar energia renovável para todos. Em 44 meses de programa, o Paraná apresenta 32.500 novas ligações rurais em Geração Distribuída, que é a possibilidade de gerar sua própria energia. Desse total, 9.400 projetos são apoiados com subvenção nas taxas de juros pelo programa, com R$ 260 milhões aportados pelo programa para um montante de R$ 1,5 bilhão em crédito. São 77 projetos de biogás/biometano.


O IDR-PR promoveu treinamento de servidores em biogás e biometano para que tenha sempre servidores capacitados a atender produtores em todo o estado.


Como sugestão, o representante do IDR-PR solicitou que o MDA, MAPA, MMA e MME avaliassem a possibilidade de uma política pública de biometano com apoio a tratamento de dejetos e resíduos com biodigestão, geração de biometano e fertilizantes organominerais em projetos com juro zero, vinculados a um conjunto de procedimentos obrigatórios para acessar aos recursos.


Epagri-SC


A ação apresentada pela associada catarinense trata de tecnologia solar para segurança hídrica na propriedade rural.


A bovinocultura do leite é uma atividade agropecuária extremamente importante para o Município de Petrolândia. Um dos principais entraves para a produção é a distribuição de água nos piquetes para otimizar a dessedentação animal, reduzindo o deslocamento animal e aumentando a produção leiteira. Além disso, a atividade leiteira consome muita energia elevando os gastos da propriedade. Outro problema são os longos períodos de estiagem que as mudanças climáticas trouxeram aos estados da região sul.


A solução encontrada pela Epagri foi a instalação de sistema de distribuição de água utilizando bomba solar. Com isso, fez a construção de cisterna para que esta distribuísse a água nos piquetes utilizando a própria gravidade. Um projeto com utilização de energia 100% renovável com incremento na produção animal. A assistência técnica foi fundamental na realização do projeto na propriedade.


Para sanar o problema com elevado gasto com energia elétrica, o produtor instalou um sistema de energia solar com potência de 39,60kw. Com isso, ocorreu redução dos custos de produção, além de incremento da qualidade de energia injetada na rede.


Segundo representante do Banco do Brasil, um gargalo para o sucesso dos programas de crédito rural para energia solar e irrigação é a falta de informação junto ao agricultor para despertar a necessidade das atividades, além da falta de assistência técnica continuada para que os projetos sejam monitorados e melhorados. É importante salientar que somente a Ater Estatal fornece atendimento continuado. Dessa forma, para aumentar a continuidade dos atendimentos dos agricultores familiares para melhorar os projetos, é necessário ampliar a Ater Estatal.



DESTAQUES

Rede Asbraer participa de Seminário Nacional sobre Crédito Rural

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br