Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Com apoio da Epagri, família agrega sistemas para produzir banana orgânica em Luiz Alves


Produtores apostaram na agroindústria para aproveitamento total da safra


08/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Epagri


Foto - Reprodução Epagri

Situações de crise podem gerar oportunidades, e foi justamente a perda de viabilidade econômica no cultivo de palmito que fez a família Pacheco, em Luiz Alves, mudar os planos e investir na produção de banana. Mas não uma banana qualquer, além de ser orgânica, o sítio Vale das Bananas tem a certificação de produto biodinâmico, cujos critérios são ainda mais rigorosos para produzir sem defensivos agrícolas e em harmonia com a natureza.  


“Quando começamos a plantar banana queríamos que fosse sem agrotóxico, de forma sustentável, uma visão que veio dos meus pais. E quando conhecemos outras propriedades que também adotaram o sistema biodinâmico, em Águas Mornas, nos identificamos muito. Um ano depois de obtermos o selo da SPG-Abio, conseguimos a certificação da ABDSul”, comemora Vanessa Corrêa Pacheco.


Segundo a produtora, a diferença entre o cultivo orgânico e biodinâmico é que, no segundo caso, há um cuidado maior com os compostos, além do manejo, que utiliza o calendário lunar para determinar as etapas do processo, como desfolhe das bananeiras e colheita. Raphael Pacheco afirma que fazer o manejo no dia em que a planta está plenamente disponível produz um fruto com mais qualidade. “Nós deixamos a fruta no pé mais tempo e mesmo assim, ela não perde tempo de prateleira, sua vida útil é mais longa”, garante.


Além da produção de banana in natura, a família fez “do limão uma limonada” quando perdeu um grande cliente em 2020 e sobrou fruta no pé. Aí veio a ideia de desidratar a matéria-prima para produção de banana-passa (que hoje é o carro-chefe), banana coberta com chocolate branco, ao leite e 70% cacau, além da farinha de banana verde. 


“É uma farinha sem glúten com amido resistente, muito indicada por nutricionistas para redução da diabete. Como ela tem sabor neutro, pode adicionar tanto em pratos doces quanto salgados e até sobremesas”, afirma Vanessa.


Apoio da Epagri foi fundamental para salto de qualidade


O extensionista da Epagri Bruno Krauss Salvador destaca o pioneirismo dos produtores, tendo em vista o aumento da demanda por produtos saudáveis. Ele conta que, além de prestar assistência técnica, o apoio da Epagri foi fundamental para a família aprimorar a produção através de programas como o Terra Boa Calcário e o Kit Solo Saudável, além de financiamento através do Pronaf e o Pronamp Agro SC.


Produtores apostaram na agroindústria para aproveitamento total da safra

“No caso das bananas, é um enorme desafio a produção orgânica, pela dificuldade de fornecimento de adubação adequada e combate à doenças fúngicas como a sigatoka. Sem falar na falta de mão de obra que, neste caso, é bem mais exigente”, ressalta.


Quem ficou interessado em saborear as delícias produzidas pelo Vale das Bananas, pode agendar um passeio até a propriedade, que acontece sempre aos sábados, através do fone (47) 99921-9835.


Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc


DESTAQUES

EPAMIG apresenta estratégias para controle dos agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br