
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Tarde de Campo em Cruzeiro do Sul discute recuperação, manejo e conservação do solo
A ação buscou oferecer orientações técnicas na busca de práticas que permitam restaurar a fertilidade dos solos que foram comprometidos pelas enchentes
07/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto - Reprodução Emater-RS
Auxiliar agricultores na retomada de suas atividades, frente aos danos causados pelo desastre climático de maio de 2024. Este foi um dos objetivos de uma Tarde de Campo realizada na última semana, na propriedade da família Ghilardi, da localidade de São Miguel, em Cruzeiro do Sul. Parte das ações que integram o Programa Estadual de Recuperação de Solos, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a ação buscou oferecer orientações técnicas na busca de práticas que permitam restaurar a fertilidade dos solos que foram comprometidos pelas enchentes.
Na ocasião, um grupo de produtores, lideranças e representantes de entidades, como a Emater/RS-Ascar, acompanharam três estações de trabalho em que foram discutidos temas como recomendações para aplicação de calcário, adubação química e orgânica; descompactação e uso de plantas recuperadoras e reabilitação de áreas próximas de beira de arroios, junto aos rios, com ênfase na parte ambiental, entre outros. "A intenção foi oferecer um suporte para os produtores afetados para que tenham reais condições de recomeçar", destacou o extensionista da Emater/RS-Ascar Maurício Antoniolli.
Entre os destaques da tarde, também esteve a entrega simbólica de sacos de sementes de milho, destinados pelo Programa aos produtores afetados, o que se soma à importância de um solo bem manejado nesse processo de reestruturação. "Evidentemente que o plantio é parte fundamental de um recomeço, mas há que se pensar em fazer a análise do solo para ver em que estado ele está, quais os nutrientes necessários para recuperá-lo e quais as estratégias que serão mais eficientes, sustentáveis e econômicas", apontou o extensionista e responsável pela área de Culturas da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin.
Presentes na atividade, lideranças como o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Cristiano Laste, o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Carlos Spiekermann, e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Kolling, saudaram a iniciativa e a união de esforços para reestruturar um setor tão fundamental para a economia do município, sendo responsável por 44% da arrecadação. "A ideia de uma iniciativa como esta é não tratar apenas de assuntos técnicos, mas também de fortalecer os laços comunitários e a solidariedade entre as famílias do campo", frisou Laste.
Em sua manifestação, Kolling detalhou a nova etapa da política pública estadual, que leva o nome de Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha e beneficiará 62 propriedades cruzeirenses, com repasse aproximado de R$ 1,7 milhões. Com investimento previsto de R$ 903 milhões, a iniciativa vai beneficiar diretamente 15 mil famílias gaúchas e alcançar até 150 mil unidades produtivas em 495 municípios, com difusão de práticas sustentáveis, transferência de recursos e acesso a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).
O evento foi encerrado com lanche e confraternização dos participantes na presença de Celso e Vianei Ghilardi, os anfitriões da tarde. A organização foi da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Cooperativa Sicredi.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br