Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Excelência dos Cafés do Espírito Santo Brilha no Prêmio Coffee of the Year 2024


​Desde o final dos anos 1990, iniciativas voltadas para a colheita e pós-colheita foram implementadas, promovendo melhorias significativas no cultivo de café


28/11/2024 | Assessoria de Comunicação - Asbraer


Foto - Reprodução Incaper

Os cafés especiais produzidos no Espírito Santo novamente ganharam destaque no principal concurso nacional do setor, o Coffee of the Year 2024. Produtores capixabas conquistaram os títulos de campeões nas categorias arábica e canéfora, além de figurarem em sete das 10 melhores posições entre os finalistas.


Esse reconhecimento reflete um trabalho consistente de mais de duas décadas, com ações voltadas para o aprimoramento da qualidade e a adoção de práticas inovadoras. Desde o final dos anos 1990, iniciativas voltadas para a colheita e pós-colheita foram implementadas, promovendo melhorias significativas no cultivo de café.


Entre os avanços técnicos, destacaram-se a introdução de métodos de controle de pragas, como a campanha de combate à broca-do-café, que impactava negativamente a produtividade. A capacitação de técnicos e produtores para análise sensorial e classificação física também foi um passo fundamental, culminando na criação das primeiras salas de prova de cafés no início dos anos 2000.


O incentivo à adoção de tecnologias no campo, como o descascamento de frutos e a secagem em terreiros cobertos, foi determinante para transformar a percepção sobre a qualidade do café capixaba, que passou a ser reconhecido internacionalmente.


Reconhecimento Nacional e Internacional


Hoje, o Espírito Santo é uma parada obrigatória para os principais importadores de cafés especiais dos Estados Unidos, Europa e Japão. Esse destaque é resultado de uma trajetória que combinou assistência técnica, transferência de tecnologias e incentivo à sustentabilidade.


Publicações técnicas e programas para avaliar critérios econômicos, ambientais e sociais também contribuíram para a evolução da cafeicultura no Estado. Mais recentemente, a criação de unidades regionais de referência e centros especializados fortaleceu o suporte aos produtores, oferecendo serviços gratuitos de classificação e análise sensorial.


Destaques do Prêmio COY 2024


Entre os premiados, Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul (Divino de São Lourenço), foi o vencedor na categoria Arábica, enquanto Antônio Cézar Demartini Landi, do Sítio Vargem Alta (Jerônimo Monteiro), conquistou o primeiro lugar na categoria Canéfora. Outros produtores capixabas também se destacaram, reafirmando o papel do Espírito Santo como um dos grandes polos de cafés especiais do Brasil.


A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, consolidando o Espírito Santo como referência no setor cafeeiro.


Vídeos do Incaper sobre cafés especiais:

Recomendações para a produção de Cafés Especiais
https://www.youtube.com/watch?v=AzlrSZ2fzIQ

Prova de Cafés Especiais
https://www.youtube.com/watch?v=NLUYE3sd4zw

Aprenda a produzir café Conilon especial
https://www.youtube.com/watch?v=73s3dm5g1yc


DESTAQUES

Agricultor familiar: saiba como obter documentos da Epagri/Ciram para comprovar prejuízos causados por ventos e tempestades