Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Em Niterói (RJ), apresentação dos trabalhos durante execução do protocolo IATA destaca avanços na transição agroecológica


Emater está comprometida em continuar apoiando e fortalecendo a transição agroecológica em todo o estado


16/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/Rio


Foto: Divulgação Emater-Rio

A instrumentalização da iniciativa entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), aconteceu. Depois de diversas etapas de teste e aprimoramento da ferramenta, que envolveram técnicos e extensionistas da Empresa, e agricultores selecionados para a aplicação inicial, a sede da Emater-Rio, em Niterói, foi palco da entrega do protocolo IATA  (Instrumento de Avaliação da Transição Agroecológica). 

 

Com a premissa de aplicar um modelo que permita a definição da caracterização das fases de transição agroecológica dos agroecossistemas nas unidades de produção, serão utilizadas em diferentes dimensões, tais como econômica, social,  técnica, cultural, ambiental e saúde, o protocolo tem por definição a caracterização das fases de transição agroecológica nos agroecossistemas (Unidades de Produção). O desenvolvimento na criação da ferramenta contou com a participação dos técnicos extensionistas da Emater-Rio Guilherme Strauch, Patrícia Giannini e João Batista, garantindo que os critérios sejam adequados à realidade do estado.

 

📲 A Asbraer está no WhatsApp! Siga o canal e receba todas as notícias da Ater Pública.

 

Na abertura do encontro, o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, enfatizou o papel da instituição como catalisadora dessas iniciativas. "Estamos orgulhosos do trabalho realizado até agora, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. A Emater está comprometida em continuar apoiando e fortalecendo a transição agroecológica em todo o estado", afirmou.

 

O extensionista Guilherme Strauch demonstrou entusiasmo com os resultados apresentados durante a reunião. "Estamos muito entusiasmados com o resultado da ferramenta IATA, pois ela reconhece os agricultores engajados em práticas agroecológicas. Essa demanda surgiu dos agricultores familiares que buscaram a Emater-Rio na intenção de comercializarem seus produtos para as escolas a partir do seu reconhecimento como agricultores agroecológicos, ou em processo de transição agroecológica”, destacou o técnico extensionista Guilherme Strauch.

 

No decorrer da conversa, foram ressaltadas as experiências das Unidades de Produção, colocando em destaque a participação ativa das famílias rurais no processo de transição agroecológica. Essas unidades têm sido vitais para a implementação deste protocolo, que já vem sendo trabalhado ao redor do mundo.

 

"A transição agroecológica é um passo fundamental para garantir a inserção de agricultores em sistemas agroalimentares sustentáveis", afirmou o GTE de Planejamento da Emater-Rio, João Batista. 

 

A GTE de Cultura, Patrícia Giannini, destacou a importância do mesmo como uma ferramenta para monitorar e avaliar o progresso da transição agroecológica em todo o estado. "Com dados precisos e informações relevantes, podemos orientar políticas públicas mais eficazes e apoiar ainda mais os agricultores em sua jornada rumo à sustentabilidade", ressaltou.

 

Dentre os participantes da reunião, estavam presentes a Subsecretária de Mudanças Climáticas, Marie Ikemoto, o Subsecretário de Agricultura do Estado, Felipe Brasil, e o Coordenador Executivo do Conexão Mata Atlântica, Gilberto Pereira.


DESTAQUES

Efeito Estufa: Epamig vai avaliar alternativas para reduzir emissão de metano na pecuária bovina

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br