
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Parceria entre secretaria e rede ILPF garante avanço dos sistemas integrados de produção em São Paulo
Números do primeiro semestre de 2023 apontam aumento de propriedades e áreas abrangidas com a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), após a intensificação das ações no contexto do Programa fruto da parceria estabelecida pela Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, e a Rede ILPF - Associação formada por empresas da iniciativa privada, agente financeiro e pela Embrapa.
18/08/2023 | Assessoria de Comunicação | Cati/SP
Atualmente, entre os grandes desafios do agro mundial está o aumento da produtividade com conservação dos recursos naturais, após anos de monocultivos e exploração do meio ambiente. Por isso, desde o início do ano, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que tem no DNA de seus trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) um compromisso com a produção rural sustentável nos âmbitos social, ambiental e econômico, tem intensificado ações para incentivar modelos de produção que promovam a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, a produção de grãos, pecuária e, em alguns casos, floresta. E os números do 1.° semestre mostram o comprometimento da instituição e de parceiros com a realização de 10 capacitações, entre Dias de Campo e eventos; cerca de 300 extensionistas capacitados; e 77 propriedades em todas as regiões paulistas, incluídas no Programa Integra SP Agro.
“A Secretaria de Agricultura entende que os sistemas integrados de produção são essenciais, especialmente a ILPF, que se constitui em uma alternativa acessível que contribui para a recuperação de áreas degradadas, na adoção de Boas Práticas Agropecuárias e no aumento da eficiência com o uso de máquinas, equipamentos e mão de obra, de forma sustentável. Ao mesmo tempo em que gera benefícios para o meio ambiente e a propriedade rural, com ganhos para os produtores, esse sistema otimiza o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção com qualidade. Além disso, a ILPF reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de renda no mesmo espaço”, pontua Francisco Martins, coordenador da CATI, enaltecendo a parceria com a Rede ILPF na condução dos trabalhos que estão resultando na ampliação e melhoria da eficiência dos sistemas produtivos, além de desenvolver, de forma mais assertiva e sustentável, a agricultura e a pecuária.
Sobre a ILPF e seus benefícios
A Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, também conhecida como sistema agrossilvipastoril, é uma estratégia de produção sustentável que integra, numa mesma área, pecuária, atividades agrícolas e exploração florestal, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes e otimizando aumentos da produtividade com a conservação de recursos naturais.
Entre as inúmeras vantagens e os benefícios da adoção da ILPF nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e ecológicos, destacam-se: recuperação do solo, com diminuição dos riscos de erosão; renovação de pastagens; intensificação da ciclagem de nutrientes; melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, devido ao aumento da matéria orgânica; aumento do bem-estar animal, em decorrência do maior conforto térmico proporcionado pelo componente florestal; diminuição da ocorrência de doenças e plantas daninhas; redução do uso de agroquímicos para controle de insetos-pragas, doenças e plantas daninhas; aumento da produção anual de fibras, biocombustíveis e biomassa; diversificação da oferta e obtenção de maiores rendimentos, com menor custo e com qualidade superior; maior distribuição da renda e geração de empregos diretos e indiretos; redução de riscos devido às melhorias das condições de produção e da diversificação de atividades comerciais; segurança alimentar; estímulo à qualificação profissional; conscientização ambiental; maior e melhor qualidade de vida do produtor rural e de sua família.
E os eventos continuam no segundo semestre
Entre os próximos dias 18 e 22 de setembro, acontece a Caravana ILPF, organzida pela pela Rede ILPF, com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI, e de parceiros. Os eventos da etapa São Paulo acontecerão nas cidades de Presidente Prudente (18), Campos Novos Paulista (19), Itirapina (20), São Carlos (21) e Barretos (22), com visitas técnicas a propriedades rurais, Dia de Campo e palestras técnicas.
A Caravana tem como objetivo difundir os sistemas, buscando avançar em novas as áreas de integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais de desafios e oportunidades para ILPF nas regiões produtoras do país. “A implementação dos sistemas ILPF varia de acordo com as características de cada região, esclarecendo a importância de realizarem diagnósticos e terem unidades de avaliação tecnológica no âmbito paulista. Com isso, a realização da Caravana ILPF é um ganho para os produtores”, explica Silter Fadel, médico-veterinário da CATI Regional Assis, que apresentará os resultados de um case de sucesso da integração com mogno africano em sistemas de ILPF, durante o evento, que será realizado no dia 19/9, em Campos Novos Paulista.”