Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Aberta oficialmente a safra do camarão-rosa na bacia do Rio Tramandaí (RS)



23/12/2022 | Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar | Regional de Porto Alegre | Carine Massierer




Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (22/12) a temporada de pesca do Camarão-rosa, na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. A Portaria nº 1419, que estabelece o período de 22 de dezembro a 21 de junho de 2023 para a temporada de pesca do crustáceo, foi publicada hoje no Diário Oficial da União, pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


A portaria foi emitida após o Centro de Estudos Costeiros, Limonológicos e Marinhos (Ceclimar), da Ufrgs, encaminhar relatório técnico para a Secretaria da Aquicultura e Pesca, atestando ter o crustáceo atingindo o tamanho médio de 9 cm, conforme exigência da normativa do Ibama que regula esta pesca. O relatório aponta que o camarão-rosa capturado pela modalidade de pesca de aviãozinho chegou a 10,4 cm e, extraído pela modalidade da tarrafa, ficou com um tamanho de até 11,4 cm.


Os pescadores estimam uma boa safra para 2022/23 pois o regime de chuvas na região foi baixo, permitindo a Salinização do Estuário da Bacia do Rio Tramandaí, que é composto pelas Lagoas Tramandaí e Armazém, Rio Tramandaí e o Arroio Camarão. A salinização do Estuário é essencial para a larva do Camarão-rosa entrar nas águas e se fixar ao encontrar as condições propícias para seu desenvolvimento até atingir o tamanho adequado para iniciar seu ciclo reprodutivo, período que inicia seu retorno para o mar e então passa a ser capturado pelos pescadores.


De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar em Imbé e Tramandaí, Flávio José de Souza Junior, esta informação está sendo repassada aos pescadores que vivem deste tipo de pesca, chegando a cerca de 200 famílias nos dois municípios.


Souza Junior salienta que a Emater/RS-Ascar presta apoio à organização dos pescadores para a comercialização direta ao consumidor por meio de feiras e eventos, apoia os pescadores no acesso à documentação necessária para o exercício regular da atividade, promove ainda ações de capacitação, acesso a políticas públicas, incentivo à participação em eventos e reuniões de discussão de necessidades da categoria e de interlocução com outras esferas de governo como o estadual e federal, além de levar informações aos pescadores para que estejam cientes dos aspectos legais.


A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Magda Pereira, destaca que a liberação desta portaria, no dia 22 de dezembro para captura do Camarão-rosa, coincide com o final do período de Safra do Bagre, que foi em 15 de dezembro, também realizado no Estuário da Bacia do Rio Tramandaí, e acaba garantindo uma renda continuada aos pescadores neste final de ano. Magda ressalta que a pesca do Bagre está proibida pelo Decreto Estadual 51.797/2014, mas na região do estuário, em Imbé e Tramandaí, está judicialmente autorizada por ocorrer dentro do Projeto de Monitoramento Pesqueiro do Estuário do Rio Tramandaí (Mopert).



Contatos:


cmassierer@emater.tche.br


(51) 99997-8803


www.emater.tche.br


www.facebook.com/EmaterRS


https://twitter.com/EmaterRS


www.youtube.com/EmaterRS


Instagram: @EmaterRS




DESTAQUES

EPAMIG impulsiona pesquisas em piscicultura com nova estrutura