
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-GO: Com Agro é Social, produtora de Goianápolis amplia renda e faz planos para crescer
Com apoio técnico da Emater, produtora investiu em equipamentos, aumentou a produção e sonha abrir negócio familiar
24/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/GO
Foto - Reprodução Emater-GO
O trabalho desenvolvido pela Emater Goiás por meio do programa Agro é Social tem mostrado resultados concretos no campo. Quando o apoio técnico e oportunidades se unem à força de vontade e ao comprometimento dos beneficiários, vidas são transformadas.
É o que demonstra a história da produtora rural Izadora Matias de Agostinho, de Goianápolis, que participou do programa em 2024 e hoje dá passos firmes na estruturação do próprio negócio com geração de renda para sua família.
“Hoje eu consigo ajudar mais em casa e sonho ampliar a produção. Hoje meu marido trabalha como diarista em construção, mas meu desejo é que possamos trabalhar juntos e viver do nosso negócio”, revela Izadora.
Izadora já vendia bolos confeitados. Fez o curso de Salgados durante o Agro é Social e com os recursos do Crédito Social, investiu na estruturação, adquirindo forno semiprofissional, formas, colheres e insumos para fabricação de salgados, que foi essencial para expandir a produção.
“Ao criarmos condições de trabalho e geração de renda, fortalecemos comunidades rurais em todo o estado. A cada dia, recebemos relatos de histórias de sucesso como o da Izadora, que cresceu com o Agro é Social. Um exemplo de empreendedorismo e visão de futuro”, comemora o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.
Além do fortalecimento do negócio, Izadora já projeta os próximos passos: construir uma cozinha profissional nos fundos da residência, onde pretende trabalhar ao lado do marido. A ideia é que a atividade se torne fonte de renda principal da família.

Outro plano da produtora é abrir um ponto comercial na frente da casa, com estrutura de lanchonete para a venda direta da produção. O objetivo é atender moradores da região e continuar recebendo os clientes que fazem encomendas.
Izadora é acompanhada pela técnica agrícola da Emater Goiás em Goianápolis, Daniele Lima, que é responsável pelo atendimento à produtora.
“A Izadora é um exemplo de como o Agro é Social pode gerar inclusão produtiva de forma real e imediata. Ela aproveitou a capacitação, fez bom uso do crédito e agora está planejando crescer com base no que aprendeu. Para nós, da Emater, é uma grande satisfação acompanhar esse processo”, afirma a técnica.
Agro é Social
O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, realizada por meio da Emater, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Goiás Social. O programa leva capacitação e dá condições e oportunidade para quem sonha abrir ou ampliar seu próprio negócio.
As formações são ministradas por extensionistas da Emater, que abordam temas como Avicultura, Apicultura, Bovinocultura, Panificação, Doces Artesanais, Horticultura, entre outros. Os produtores que se enquadram nos critérios recebem o cartão do Crédito Social, uma ajuda financeira de até R$ 5 mil destinada à compra de insumos e equipamentos para suas atividades rurais. O auxílio visa fomentar o empreendedorismo rural, fortalecendo a produção e a geração de renda no campo.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
| +55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias