Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-GO: PAA Quilombola amplia lista de produtos e prazo de inscrições segue até 31 de julho


Leite, pitaya, filé de tilápia e frutos do Cerrado estão entre os novos itens


24/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/GO


Foto - Reprodução Emater-GO


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater Goiás, publicou um novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola), que integra as ações do Goiás Social e fortalece a agricultura familiar nas comunidades remanescentes de quilombos. Nesta edição, serão investidos R$ 2 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). 


A grande novidadeda edição 2025 é a ampliação dos produtos que podem ser comercializados pelos agricultores familiares. Além dos alimentos já tradicionais, o programa passa a aceitar leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia e itens de extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba, reconhecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


A inclusão desses novos itens amplia as oportunidades de renda para as famílias quilombolas, reforça a segurança alimentar nas regiões atendidas e valoriza produtos com forte apelo cultural, nutricional e econômico. 


“Ampliar a lista de produtos é uma forma de fortalecer ainda mais a autonomia das comunidades quilombolas, valorizando o que produzem e gerando renda dentro dos próprios territórios. Nosso objetivo é garantir que os agricultores tenham cada vez mais oportunidades e autonomia”, afirma o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

 

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds),Goiás conta com 82 comunidades quilombolas em 49 municípios, muitas já inseridas em ações de fomento à agricultura familiar.



Por meio do programa, cada agricultor poderá comercializar até R$ 15 mil em alimentos, adquiridos na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos são entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsáveis por repassar os alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade.


Prazo de inscrição vai até 31 de julho


Os agricultores familiares interessados têm até o dia 31 de julho para enviar suas propostas por meio da Plataforma PAA Goiás, no site oficial da Seapa


No edital é possível consultar todas as informações, conferir os critérios de participação, a tabela de preços por item e baixar todos os formulários necessários. Para mais informações, os produtores podem contar com o suporte técnico das unidades locais da Emater Goiás em todo o estado.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás comunicacao.ematergo@gmail.com

+55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias


DESTAQUES

40ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer reforça articulação nacional pela Ater Pública e Pesquisa Agropecuária