
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Parceria entre Embrapa e Emater-RO apresenta nova variedade de mandioca melhorada para agricultura familiar
04/08/2023 | Assessoria de Comunicação | Emater/RO | Enoque de Oliveira
|
Enoque de Oliveira
O governo de Rondônia através da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) está orientando agricultores familiares do Estado, na inovação tecnológica do cultivo de mandioca de mesa, ou macaxeira, como também é conhecida a planta que carrega o nome científico de manihot esculenta . Para atualizar os técnicos da Emater-RO e capacitar os produtores que atuarão como multiplicadores das manivas, foi realizada um dia de campo em Vilhena e outro em Ouro Preto do Oeste em primeiro de setembro, ambos em campos experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e no dia 15 de setembro será realizado mais um dia de campo para os produtores de Porto Velho, na sede da Embrapa Rondônia.
O centro de treinamento da Emater-RO, localizado em Ouro Preto do Oeste, será utilizado como centro de multiplicação de manivas ( a parte vegetativa da planta utilizada para reprodução das plantas), que serão distribuídas para os produtores do Estado.
A mandioca de mesa é disparada a raiz mais consumida pelos brasileiros, com um consumo per capta de 5,3kg. Na região norte, no entanto, este consumo é muito superior à média, chegando a 23kg, em algumas áreas da região.
Variedade BRS 1668 própria para consumo de mesa.
O alto consumo da mandioca por si só justifica o investimento do governo no desenvolvimento desse importante alimento. Numa das ocasiões de entrega de produtos do programa PAA, O governador Marcos Rocha, referindo-se ao incentivo do estado à produção agrícola, falou, “ estamos incentivando a produção, pensando também no grande produtor, mas principalmente no pequeno, que produz alimentos para nossa população”, disse o governador.
O esforço dos extensionistas tem o objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade das raízes de mandioca produzidas e comercializadas em todo o estado, para facilitar essa tarefa o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, firmou em 26 de julho desse ano uma parceria com a Embrapa, para divulgar a variedade de mandioca BRS 1668, desenvolvida por eles e registrada para Rondônia, e que será multiplicada por produtores selecionados pelos técnicos da Emater-RO. Trabalho que já foi iniciado no cone sul, disse Cleverson Oliveira dos Santos, gerente da Emater-RO na região.
Esta nova variedade de mandioca que alcança produtividade de 25 toneladas por hectare, apresenta como principais vantagens: a precocidade, o baixo teor de fibras, ausência de amargor e boa taxa de amido, além da ótima apresentação com sua coloração amarela e o excelente aproveitamento no cozimento, relata o boletim de pesquisa da Embrapa Rondônia.